UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE NÚMEROS IRRACIONAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Rafael Lameira-
Autor(es): dc.contributor.authorSá, Pedro Franco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-06T19:40:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-06T19:40:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-29-
identificador: dc.identifier.otherUma Sequência Didática para o Ensino de Números Irracionais-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602639-
Resumo: dc.description.abstractDOI: https://dx.doi.org/10.31792/978-65-00-28156-9 ISBN: 978-65-00-28156-9 Caro professor, este material aborda um assunto matemático sobre um tipo específico de número, denominado Números Irracionais, que são números que dimensionam medidas que não se pode medir com frações. Os números irracionais são importantes por compor a nossa compreensão numérica de forma mais completa, possibilitando um cálculo adequado aos padrões numéricos que a natureza e algumas situações nos proporcionam em meio às grandezas contínuas. Conforme Vasconcelos (2016), os irracionais são muito importantes no estudo da matemática, de maneira que sem a existência desses números, vários problemas não poderiam ser solucionados, os quais se apresentam em inúmeras situações, sendo este um dos motivos para que esse assunto esteja citado nos currículos do ensino básico. Embora os números irracionais sejam citados como assunto a se ensinar no Ensino Básico, existem muitos obstáculos que dificultam o aprendizado do assunto de Números irracionais, como a dificuldade de aprender seu conceito e suas propriedades em meio ao rigor do formalismo matemático deste assunto, além de muitos ouros fatores. Diante dessa problemática, percebe-se que este assunto necessita de um bom planejamento didático que auxilie a prática docente no ensino. Por isso, construímos este material, que apresenta uma Sequência Didática sobre o assunto de Números Irracionais, que outrora foi utilizada em uma dissertação de mestrado do autor Barros (2021), que tinha o objetivo de analisar a aprendizagem gerada pela aplicação dessa Sequência Didática sobre Números Irracionais em alunos do Ensino Médio. Os resultados dessa dissertação foram muito satisfatórios, por isso temos a pretensão de contribuir com a prática de ensino de docentes que abordem este assunto em sala de aula ou aula remota. O objetivo deste produto educacional foi apresentar uma Sequência Didática para o ensino de Números Irracionais. A construção deste produto levou em consideração documentos curriculares como PCN e BNCC, bem como um conjunto de questionamentos e potencialidades apresentadas por várias pesquisas nessa área.-
Tamanho: dc.format.extent10995-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática por Atividade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Números Irracionais-
Título: dc.titleUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE NÚMEROS IRRACIONAIS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais