O USO DO GEOGEBRA PARA O ENSINO DA PARÁBOLA - Produto Educacional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorPeyrerol, Marc Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Fábio José da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Cinthia Cunha Maradei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-08T16:24:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-08T16:24:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-06-
identificador: dc.identifier.otherO USO DO GEOGEBRA PARA O ENSINO DA PARÁBOLA - Produto Educacional-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602624-
Resumo: dc.description.abstractDOI: https://dx.doi.org/10.31792/978-65-00-30180-9 ISBN: 978-65-00-30180-9 O presente livro aborda atividades de parábola com o uso do GeoGebra enquanto metodologia de ensino e caracteriza a elaboração de um Produto educacional vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará-UEPA. O software GeoGebra será utilizado como uma ferramenta de auxílio na aprendizagem para que o aluno possa visualizar a parábola em diferentes registros e também para que perceba a relação existente entre a equação e o gráfico e visualize dinamicamente cada um de seus elementos, assim, o próprio aluno ao construir a parábola irá perceber por ele mesmo as suas propriedades. Ao trabalhar desta forma o professor estará em consonância com o artigo 36 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que trata do currículo do ensino médio no qual em seu inciso I cita que deve destacar a educação tecnológica básica além de citar no inciso II que deve ser adotada metodologias de ensino que estimulem a iniciativa dos estudantes. O livreto tem por objetivo propor uma metodologia de ensino com a finalidade de contribuir com professores do ensino básico que ministram o conteúdo de parábola sobre a ótica da geometria analítica. Na seção inicial apresentaremos algumas considerações históricas sobre as cônicas, desde Menaecmo (350 a.C) com o problema da duplicação do cubo até Apolônio com a sua obra prima, Secções Cônicas, finalizando com as descobertas de Kepler sobre a trajetória descrita pelo planeta Marte e Newton com a lei da atração universal. Na seção dois traremos o que dizem sobre a parábola na educação básica os seguintes documentos oficiais: Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000), Os PCN + Ensino Médio (BRASIL, 2002), As Orientações Curriculares para o Ensino Médio de Matemática (2006) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na seção três vamos nos aprofundar no estudo matemático da parábola, para isso achamos importante trazer: a) A definição e os elementos principais da parábola, b) As formas canônicas ou reduzidas da parábola com vértice na origem, c) A translação de eixos, d) As formas canônicas ou reduzidas da parábola com vértice fora da origem, e) A propriedade refletora da parábola.-
Tamanho: dc.format.extent776-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática.-
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática.-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware GeoGebra.-
Palavras-chave: dc.subjectParábola-
Título: dc.titleO USO DO GEOGEBRA PARA O ENSINO DA PARÁBOLA - Produto Educacional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais