Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Peyrerol, Marc Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-08T16:11:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-08T16:11:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA PARÁBOLA - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602623 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho configura-se uma dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Consistiu numa pesquisa-ação. O lócus da pesquisa foi uma escola pública do município de Soure-Pa. Para sua efetivação, partimos da seguinte questão de pesquisa: “Qual a potencialidade de uma sequência didática com o uso do GeoGebra no ensino e na aprendizagem da parábola com alunos do terceiro ano do ensino médio?”. Para tanto, traçamos alguns objetivos para o desenvolvimento de nosso estudo com vistas a responder nossa questão de pesquisa. Delineamos como objetivo geral: Analisar a potencialidade de uma sequência didática sobre o ensino e a aprendizagem de parábola com o uso do GeoGebra. Como objetivos específicos: a) Resolver atividades propostas de parábola por meio de uma sequência didática auxiliada pelo Software GeoGebra; b) Evidenciar a manifestação da aprendizagem da parábola pelos alunos durante as atividades de uso e construção no GeoGebra; c) Possibilitar o acesso a professores e alunos de uma sequência didática que auxilie no ensino e aprendizagem da parábola; d) Analisar a sequência didática proposta, com o auxílio da Teoria da instrumentação de Rabardel (1995) e da Teoria dos Registros das representações semióticas de Duval (2009). A metodologia de pesquisa utilizada foi a Engenharia Didática e suas 4 fases: Análises prévias, Concepção e análise a priori, Experimentação, Análise a posteriori e validação. Os resultados obtidos evidenciaram o bom desempenho dos alunos durante todas as atividades da sequência didática, além disso, ocorreram a gênese instrumental proposta por Rabardel (1995) e os registros de representação semiótica propostos por Duval (2009). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6479 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Software GeoGebra. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Parábola | pt_BR |
Título: dc.title | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA PARÁBOLA - Dissertação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MARC SANTOS PEYREROL - Dissertação.pdf | 6,48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602623/1/MARC SANTOS PEYREROL - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: