UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA PARÁBOLA - Dissertação

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPeyrerol, Marc Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-08T16:11:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-08T16:11:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-06-
identificador: dc.identifier.otherUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA PARÁBOLA - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602623-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho configura-se uma dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Consistiu numa pesquisa-ação. O lócus da pesquisa foi uma escola pública do município de Soure-Pa. Para sua efetivação, partimos da seguinte questão de pesquisa: “Qual a potencialidade de uma sequência didática com o uso do GeoGebra no ensino e na aprendizagem da parábola com alunos do terceiro ano do ensino médio?”. Para tanto, traçamos alguns objetivos para o desenvolvimento de nosso estudo com vistas a responder nossa questão de pesquisa. Delineamos como objetivo geral: Analisar a potencialidade de uma sequência didática sobre o ensino e a aprendizagem de parábola com o uso do GeoGebra. Como objetivos específicos: a) Resolver atividades propostas de parábola por meio de uma sequência didática auxiliada pelo Software GeoGebra; b) Evidenciar a manifestação da aprendizagem da parábola pelos alunos durante as atividades de uso e construção no GeoGebra; c) Possibilitar o acesso a professores e alunos de uma sequência didática que auxilie no ensino e aprendizagem da parábola; d) Analisar a sequência didática proposta, com o auxílio da Teoria da instrumentação de Rabardel (1995) e da Teoria dos Registros das representações semióticas de Duval (2009). A metodologia de pesquisa utilizada foi a Engenharia Didática e suas 4 fases: Análises prévias, Concepção e análise a priori, Experimentação, Análise a posteriori e validação. Os resultados obtidos evidenciaram o bom desempenho dos alunos durante todas as atividades da sequência didática, além disso, ocorreram a gênese instrumental proposta por Rabardel (1995) e os registros de representação semiótica propostos por Duval (2009).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6479pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSoftware GeoGebra.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectParábolapt_BR
Título: dc.titleUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA PARÁBOLA - Dissertaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais