Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Coutinho, Lais Soares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alcantara, Vanessa Carine Gil de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-05T04:12:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-05T04:12:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Síndrome de Burnout em professores da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602594 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A síndrome de Burnout, também conhecida como a síndrome do esgotamento profissional, é resultante de um estresse ou exaustão extrema, que compromete o indivíduo, impossibilitando-o de realizar suas atividades profissionais. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a síndrome de Burnout está na relação das doenças diretamente associadas ao trabalho. Dentre os fatores que podem resultar na síndrome, o estresse é o mais comum entre os brasileiros e, principalmente, entre profissionais da educação. Este livro tem como objetivo levantar uma reflexão acerca da síndrome de Burnout e sua implicação na atuação de trabalhadores docentes da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. A escolha pela abordagem do tema na atuação de professores tem como finalidade apontar os enfrentamentos experienciados pelos profissionais da educação, e destacar a síndrome de Burnout como uma das causas de afastamento e adoecimento da classe trabalhadora da rede pública de ensino. Considerando os fatos, apresenta-se uma crítica a respeito da formação e atuação dos professores, juntamente ao contexto no qual estão inseridos, levantando um alerta sobre a realidade presente na atuação e apontando possibilidades que busquem a minimização dos fatores estressores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 865 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Rede Pública - Rio de Janeiro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Síndrome de Burnout | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | pt_BR |
Título: dc.title | Síndrome de Burnout em professores da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SindromeBurnoutProfessores-.pdf | 864.82 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602594/2/SindromeBurnoutProfessores-.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons