Pegadas da inclusão: um jogo de tabuleiro digital em Libras

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIntituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos Junior, Edivaldo dos-
Autor(es): dc.contributor.authorMaldaner, Jair José-
Autor(es): dc.contributor.authorCavalcante, Rivadavia Porto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-04T22:24:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-04T22:24:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://pegadasdainclusao.com.br/-
identificador: dc.identifier.otherPegadas da inclusãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602589-
Resumo: dc.description.abstractEste material interativo é resultado da pesquisa Pegadas da inclusão: um jogo de tabuleiro digital em Libras para o contexto do ensino médio integrado, desenvolvida durante o Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), campus Palmas. Tal empreendimento se consolidou mediante análise teórico-conceitual, especialmente de autores que versam sobre a formação omnilateral e educação de surdos, assim como entrevistas realizadas com estudantes surdos e Tradutores Intérpretes de Libras (TILS), Roda de Conversa Interativa (RCI) realizada com os estudantes ouvintes e surdos, bem como colaboração externa de professores surdos e ouvintes e TILS. A partir disso, construiu-se o Pegadas da Inclusão: um jogo de tabuleiro digital em Libras (PDI). O lócus da pesquisa se deu na turma de 2º ano do curso técnico em eventos do ensino médio integrado (EMI), IFTO, campus Palmas, entre os meses de novembro e dezembro de 2020. O PDI configura-se como um material pedagógico que tem por objetivo desenvolver habilidades linguísticas relacionadas à Libras no contexto do EMI, com vistas à inclusão de discentes surdos numa perspectiva omnilateral. A formação omnilateral, de acordo com Manacorda (2007), busca romper com a dicotomização entre trabalho manual e intelectual, percebendo o indivíduo de modo integral, considerando a realidade histórico social (VYGOTSKY, 1997), bem como o destaque das línguas no ensino (GRAMSCI, 1999). Manacorda (2007.p.77) diz que “a onilateralidade é considerada objetivamente como o fim da educação”, isto é, para se construir um ensino que rompa com a dicotomização do ser humano, é preciso tratar a omnilateralidade de modo teleológico para o ensino. Este produto educacional (PE) seguiu os eixos estabelecidos por Kaplún (2003), são eles: conceitual, pedagógico e comunicacional. Como eixo central, norteando todos os demais, está o pedagógico, que conforme Ferreira, Silva e Maynardes (2019), deve servir de âncora para toda estrutura de um jogo instrucional. Neste sentido, com vistas a promover a circulação da Libras nos espaços escolarizado, o PDI se configurou a partir do triplo-semântico proposto por Quixaba (2017), tendo a Libras em sua estrutura principal, seguido da língua portuguesa na modalidade escrita e a escrita de sinais -signwriting. A justificativa para elaboração do PDI se deu pelo fato dos referenciais teóricos, assim como os dados gerados nas entrevistas e RCI, apontarem uma integração em detrimento da efetiva inclusão dos discentes surdos nos espaços escolarizados do EMI (MANTOAN, 2003; MACHADO, 2006; SASSAKI, 1997), produzindo uma visão homogeneizante (QUADROS, 2005), engendrando uma “inclusão genérica” (SKLIAR, 2017. p.20) deste indivíduos. Para superar tal perspectiva, Vygotsky (1997) diz que não basta criar um novo método de ensino, e sim reestruturar de modo integral todo espaço escolar, com base na formação omnilateral. Neste sentido, Santos (2005. p.58) adverte que uma escola só poderá ser considerada verdadeiramente inclusiva, se enfrentar o desafio de “organizar um projeto político-pedagógico cuja proposta curricular garante respostas educativas vivenciando os conflitos provocados pelas diferenças físicas, sociais, culturais e étnicas”. Assim sendo, o PDI se inscreve como material pedagógico ensinável (CHEVALLARD, 2000), levando em consideração a realidade histórico-cultural que seu público-alvo se encontra, evidenciando as diferenças linguísticas e sociais nos espaços de ensino, propondo uma reestruturação integral, visando superar o modo como se tem configurado o ensino de surdos nas escolas ditas inclusivas. A experiência do PDI se dá por meio de dois sites, onde o primeiro (https://pegadasdainclusao.com.br/) apresenta a estrutura do jogo, bem como regras e demais informações necessárias para um boa execução do mesmo, e o segundo (https://jogo.pegadasdainclusao.com.br/), traz o jogo em si. A seguir apresentamos os objetivos, bem como a estrutura, seguida das atividades práticas do PDI.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypewebpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão de surdospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogo digital em Libraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação omnilateralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLibraspt_BR
Título: dc.titlePegadas da inclusão: um jogo de tabuleiro digital em Libraspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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