BIBLIOTECÁRIO EM TEMPOS DE INCLUSÃO: MUDANÇAS OU PERMANÊNCIAS, E AGORA?

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Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Luciana de Jesus Botelho Sodré dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-04T18:35:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-04T18:35:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-30-
identificador: dc.identifier.otherBIBLIOTECÁRIO EM TEMPOS DE INCLUSÃO: MUDANÇAS OU PERMANÊNCIAS, E AGORA?pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602577-
Resumo: dc.description.abstractÉ com grande satisfação que este livro foi concebido e apresentado após um amplo processo de reflexão cujo foco aglutinador versa sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais nas bibliotecas e como o bibliotecário se vê diante dessa questão. A iniciativa revestese do profundo desejo de colaborar para aprofundar discussões, reflexões e análises para a área da Educação Especial, em particular para os profissionais envolvidos com a Biblioteconomia. A biblioteca, mesmo diante de suas diversas categorizações como: universitária, pública, escolar, especializada, jurídica, prisional ou comunitária, particularmente não pode estar envolta em um cenário segregacionista, pois agrega em sua concepção teórica as cinco leis de Ranganathan, que eludem historicamente princípios complexos e que podem ser direcionados em diferentes ações e situações no ambiente informacional (RIZZI, 2016). Deste modo, na quinta lei de Ranganathan se determina que “a biblioteca é um organismo vivo” e no contexto dessa perspectiva, é possível confiar em sua missão transformadora dentro de uma realidade em que as pessoas com necessidades especiais ainda são excluídas do acesso ao conhecimento, geralmente isso ocorre por diversas razões, dentre elas por carregarem o estereótipo construído há séculos de incapazes e pela inexpressiva implementação das políticas públicas para garantir seus direitos na sociedade (RIZZI, 2016). O bibliotecário adentra nesse cenário com um profissional dinâmico, mas que necessita de estratégias a serem planejadas e colocadas em prática associadas a um trabalho colaborativo para a inclusão acontecer. Assim, este tema foi fruto de uma pesquisa monográfica realizada há dez anos, mas que atualmente ainda tem sido alvo de muitas pesquisas e tensões, principalmente no que tange a formação do bibliotecário (inicial e continuada) para atuar nesse contexto. Compondo-se em um importante ponto de inflexão nesse processo de sistematização e produção de conhecimentos, tem por objetivo aprofundar algumas constatações iniciais da época do estudo com os debates em curso na sociedade contemporânea sobre a inclusão das pessoas com deficiência em diversos segmentos sociais, dentre eles as bibliotecas, bem como a sua relação com prática do bibliotecário, respondendo a algumas demandas urgentes de fundamentação da prática e político-pedagógica na atualidade. A escolha dos capítulos norteou-se por três constatações que cabe discussão. A primeira foi sobre a função social das bibliotecas em tempos de inclusão; a segunda voltou-se para o usuário com necessidades especiais nesse contexto e a terceira preocupou-se em compreender como o profissional da informação se posiciona, ou seja, o que eles refletem sobre a inclusão, acesso e atendimento de pessoas com necessidades especiais nas bibliotecas. As ideias aqui apresentadas, por estudiosos, pesquisadores de expressão nacional e internacional, cumprem assim a função de subsidiar as discussões que vêm sendo travadas sobre o bibliotecário em tempos de inclusão contemporâneas a sua prática historicamente comprometida com a disseminação da informação a todos. Em suma, de um modo ou de outro, todas as ideias discutidas e analisadas sob diferentes perspectivas, apontam o papel estratégico da inclusão e acesso de pessoas com necessidades especiais nas bibliotecas para a proporcionar que a sociedade seja de fato inclusiva, reafirmando a ampliação do conhecimento como arma indispensável no enfrentamento e na superação das questões sociais vivenciados por essas pessoas em nosso país. A abrangência e a profundidade do tratamento dado ao conteúdo deste livro, que envolvem direta e indiretamente a questão da acessibilidade e Educação Inclusiva na contemporaneidade brasileira farão desta obra uma referência para Bibliotecários, professores, pessoas com deficiência, pesquisadores e militantes dos mais diversos organismos sociais que reconheçam a biblioteca como um espaço que ultrapassa o conceito de depósito de livros convergindo assim para um ambiente onde se revela uma prática social estratégica na construção de um Brasil justo e acessível para todos. Finalmente, são expressos sinceros agradecimentos à receptividade demonstrada pela Editora Amplla durante os preparativos para a publicação deste material e a todos aqueles que na época, direta e indiretamente, contribuíram para a conclusão desta empreitada que agora, com gratidão, se compartilha com o público leitor.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.287 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário - Formaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUsuários – Pessoas com necessidades especiaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca - Acessopt_BR
Título: dc.titleBIBLIOTECÁRIO EM TEMPOS DE INCLUSÃO: MUDANÇAS OU PERMANÊNCIAS, E AGORA?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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