Pesquisa e desenvolvimento de abordagens para o ensino de ciências biológicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Clécio Danilo Dias da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-05T06:35:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-05T06:35:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-30-
identificador: dc.identifier.otherPesquisa e desenvolvimento de abordagens para o ensino de ciências biológicaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602573-
Resumo: dc.description.abstractAs Ciências Biológicas dizem respeito a uma grande área do conhecimento que se dedica ao estudo da vida e de todos os processos constituintes que as cercam, sejam eles relacionadas à saúde, biotecnologia, meio ambiente e a biodiversidade. Trata-se de uma área que está em constante expansão, inovação e renovação dos conhecimentos que foram construídos pelos mais diversos naturalistas ao longo da história da Ciência. Dentro deste contexto, é com grande satisfação que apresentamos o e-book “Pesquisas e desenvolvimento de abordagens de ensino de Ciências Biológicas”, o qual dispõe de 19 capítulos resultantes de pesquisas aplicadas, revisões de literatura, ensaios teóricos e vivências de diversos pesquisadores do Brasil. Os capítulos estão distribuídos em duas grandes sessões: A primeira sessão denominada “Ensaios e Pesquisas aplicadas em Ciências Biológicas” apresenta estudos teóricos, laboratoriais e de campo envolvendo diversas temáticas, como: resgate o histórico da genética; funções dos cromossomos e suas variações; movimentação de cromossomos na reprodução de plantas; discussões sobre a descoberta, importância e aplicações da macho-esterilidade; avaliação de diferentes métodos de superação de dormência em sementes; citotoxicidade e genotoxicidade de extratos vegetais, funcionalidade de ilhas florestais, dentre outras. A segunda sessão intitulada “Reflexões e aplicação de abordagens no ensino de Ciências Biológicas” apresenta pesquisas com caráter teórico e prático explorando o uso de metodologias diversificadas, desenvolvimento de recursos didáticos, relatos de experiências/vivências, tais como: análise da abordagem utilitarista do ensino de Zoologia em livros didáticos; uso da dialogicidade e representações gráficas em conteúdos de Zoologia; uso de terrários para facilitar a compreensão sobre o funcionamento de sistemas ecológicos; aplicações de jogos e atividades lúdicas em temas de Genética; bem como a utilização de modelos didáticos e experiência sensorial em tópicos da Botânica. De modo geral, o e-book apresenta uma teoria bem fundamentada nos resultados teórico-práticos obtidos pelos diversos autores, que arduamente elaboraram seus trabalhos e aqui os apresentam de maneira concisa e didática. Sabe-se o quão importante é a divulgação científica e, por isso, evidencia-se aqui também a estrutura da Editora Amplla, capaz de oferecer uma plataforma consolidada e confiável para que esses pesquisadores exponham e divulguem seus resultados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.165 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBotânicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectZoologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBiologia – Ensino e pesquisapt_BR
Título: dc.titlePesquisa e desenvolvimento de abordagens para o ensino de ciências biológicaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons