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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI Puerto Rico (UNINI) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Moisés Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Durão, Mário Carlos Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-05T01:31:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-05T01:31:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.47820/acertte.v1i3.21 | - |
identificador: dc.identifier.other | 21+-+PARADIGMA+DO+ARQUÉTIPO+DE+JUNG | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602568 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Eloisa M. D. Penna (2005) representando a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica e a Associação Brasileira de Psicoterapia apresentou um trabalho intitulado O PARADIGMA JUNGUIANO NO CONTEXTO DA METODOLOGIA QUALITATIVA DE PESQUISA onde ela disserta sobre um método que possa convencer a ciência ou, no mínimo propor uma aceitação cientificista dos conceitos da Psicologia Analítica de C. G. Jung. O presente artigo tem como objetivo dialogar com este trabalho de Penna (2005) sobre os paradigmas que ela estabelece, a saber: perspectiva ontológica, possibilidade de conhecimento e, finalmente, a apreensão e compreensão dos fenômenos para recortar ao final o arquétipo de Jung que é apresentado por Penna (2005) como uma virtualização da realidade que passa a ser real ao indivíduo que devolverá essa realidade a sociedade e, com isso, formar-se-á uma realidade social arquéptica. Nesta viagem a apreenssão da realidade empírica do meio social é compreendida pelo indivíduo da forma que a suas pulsões inconscientes pulssionarem a sua aceitação consciente sem crise moral alguma, pois o método em questão anulou o superego do indivíduo para devolver ao meio o que ele idealizou como real e estabelecer no social a tal realidade arquetípica composta por arquétipos similares de outros indivíduos também pulssionados; similares, pois, igualdade não é realidade no campo ideológico. Finalmente, estabelecer-se-á uma metafísica de costume kantiana que Penna (2005) reconfigura logo no início de seu trabalho para adequá-la à validação de sua hipótese principal ao final. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 184KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia Analítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Associação Brasileira de Psicoterapia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Arquétipo de Jung | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade arquetípica junguiana | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Psicopedagogia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
Título: dc.title | PARADIGMA DO ARQUÉTIPO DE JUNG | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Doutorado em educação | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Psicopedagogia - Formação de Professores | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
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21+-+PARADIGMA+DO+ARQUÉTIPO+DE+JUNG.pdf | Artigo de revista científica | 183,6 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602568/2/21+-+PARADIGMA+DO+ARQUÉTIPO+DE+JUNG.pdfDownload |
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