Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Macedo, Murillo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Faria, Elisabeth | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-02T22:21:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-02T22:21:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Manual Pedagógico de Robótica Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602525 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é parte de uma dissertação de mestrado que se originou-se de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), do Programa de Pós-graduação em Strito Sensu do Instituto de Matemática e Estatística (IME-UFG), intitulada “Manual Pedagógico de Robótica Educacional”. O estudo objetivou investigar o relato do papel do professor na experiência da aplicação da robótica educacional em sala de aula na escola pública da cidade de Caldazinha em Goiás e assim ajudar os professores da educação básica a compreender quais saberes necessários para utilizar a robótica educacional como instrumento para mediar atividades no ambiente escolar. A robótica educacional ganha dimensão ao promover o envolvimento coletivo na resolução de problemas, conduzindo ao sucesso através do trabalho de equipe onde os alunos se tornam protagonistas da sua própria aprendizagem. E que como alvo desta pesquisa que a robótica realça o papel do professor como mediador da aprendizagem. Pois mediar não exige do professor domínio de todos os aspectos da robótica. E assim compreender a formação necessária para que o docente empregue de um instrumento contemporâneo, robótica educacional, que está mediando a construção do processo de ensino-aprendizagem ao um grupo de alunos de uma escola pública do interior. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,59 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Robótica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação | pt_BR |
Título: dc.title | Manual Pedagógico de Robótica Educacional | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL - PROFMAT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática em Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Manual pedagogico de robotica educacional.pdf | 7,78 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602525/2/Manual pedagogico de robotica educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons