Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFPR | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ANDRADE, Carla Lamara de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-01T12:09:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-01T12:09:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR_Carla Lamara de Sousa Andrade_Intervenção | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602490 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A sociologia, disciplina obrigatória para todas os anos do ensino médio nas escolas públicas do Estado do Paraná, ganhou grande relevância para a educação paranaense ao contribuir para a formação de jovens estudantes. Diante da prática docente, este trabalho propõe uma revista de sociologia que corresponde a um instrumento físico de ensino por meio do qual um campo do conhecimento se materializa, no caso, os conteúdos sociológicos ganharão espaço nesse produto de comunicação do jornalismo. Nesse sentido, por meio de uma intervenção pedagógica, esta pesquisa consiste em pensar a “revista de sociologia” como uma ferramenta de ensino que protagonize a produção do conhecimento pelos estudantes do ensino médio. Tomando como partida metodológica a aplicação dessa revista em uma escola da região de Curitiba e em duas turmas do 2º ano do ensino médio, a partir da observação detalhada dessas aplicações, pretendo desenvolver estudos de caso e relatos de experiência pelos discentes sobre os aspectos de ensino-aprendizagem dessa maneira de produção do conhecimento sociológico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.801 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Revista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | Revista de Sociologia: Uma ferramenta para ensinar Sociologia no Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Profsocio/UFPR | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Profsocio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons