Caderno de Memórias: Narrativas de Egressos do Ensino Médio Integrado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Brasília - IFB-
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, William Batista Teles, Ricardo Faustino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-31T20:11:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-31T20:11:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-
identificador: dc.identifier.otherCaderno de memórias-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602487-
Resumo: dc.description.abstractO presente resumo versa sobre a construção do produto educacional intitulado “Caderno de memória do Ensino Médio Integrado: narrativas de egressos do IFB”, exigência para conclusão do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em rede (PROFEPT), inserido na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, é resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa com entrevista narrativa. A dissertação “A contribuição das narrativas dos egressos da educação profissional e tecnológica para o desenvolvimento do ensino médio integrado no Instituto Federal de Brasília: memórias e novos desafios,” objetivou contribuir para o registro da memória dos desafios e perspectivas da educação profissional por meio da análise do registro das narrativas de egressos do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Brasília. Por meio de abordagem de caráter qualitativo, foram realizadas entrevista narrativa (JOVCHELOVITCH e BAUER, 2002) e pesquisa bibliográfica, tendo como resultado a construção de produto educacional, definido como caderno de memória. Com este material, intentou-se responder qual a contribuição das narrativas dos egressos da EPT/EMI para o entendimento dos avanços, perspectivas e desafios da integração do ensino médio à educação profissional e em que medida essas narrativas poderiam contribuir para o desenvolvimento da EPT e do EMI no cenário atual. O caderno é composto por quatro sessões temáticas: atuação docente, projetos que integram, dualidade estrutural e espaços de memória, além de uma sessão extra intitulada memórias recentes. Cada sessão possui as vozes dos egressos, de autores da EPT, de documentos institucionais articuladas dialogicamente. A seleção de autores e textos foi desenvolvida a luz da intertextualidade mista definida por Fairclough (2016) por tratar-se de uma abordagem que possibilita uma análise crítica sobre educação, trabalho e desenvolvimento institucional, temas tratados ao longo deste trabalho. O caderno de memória constitui-se como material de apoio ao docente para o desenvolvimento de oficinas e como fonte de consulta da história do IFB sob a perspectiva de egressos, contribuindo, assim, para o debate acerca dos desafios e possibilidades da EPT. O estudo possibilitou refletir acerca da importância da memória e da sua contribuição para as reflexões sobre pensar, fazer e avaliar a educação profissional. O material foi submetido a validação do corpo docente e de técnicos administrativos educacionais corroborando os objetivos definidos na pesquisa. O debate visando o desenvolvimento das Instituições Educacionais passam por práticas que promovam o diálogo entre docentes, discentes, técnicos, gestores e comunidade escolar. As narrativas apontaram que infraestrutura adequada, suporte financeiro à permanência de estudantes de baixa renda, compromisso docente com a condução de práticas pedagógicas emancipadoras, política públicas voltadas à articulação dos diversos setores produtivos para a oferta de estágio ou outras experiências acadêmicas e legislação que ampare condições estruturais para o desenvolvimento educacional em diversas perspectivas de itinerários formativos são questões relevantes suscitadas pelos participantes ouvidos nesta pesquisa, além de constituírem possíveis temas de aprofundamento de futuras pesquisas.-
Tamanho: dc.format.extent28 páginas-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional. Ensino médio integrado.. Narrativas. Memórias-
Título: dc.titleCaderno de Memórias: Narrativas de Egressos do Ensino Médio Integrado-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons