Educação e Diversidade: o Papel da Escola na Gestão da Diversidade e na Promoção da Integração

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Artemispt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlencar de Castro, Edna-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-02T19:05:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-02T19:05:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editoraartemis.com.br/livro/2855/-
identificador: dc.identifier.otherEducação e Diversidade: o Papel da Escola na Gestão da Diversidade e na Promoção da Integraçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602471-
Resumo: dc.description.abstractA obra “Educação e Diversidade: o Papel da Escola na Gestão da Diversidade e na Promoção da Integração” foi produzida em um momento ímpar na história do Brasil e do mundo. No Brasil, além do impacto na Educação que teve a crise sanitária gerada pela pandemia da Covid-19, vivemos os impasses advindos da retomada partidária que deu margem a criação de novos parâmetros instituídos pelo atual governo, que acarretaram o retrocesso da situação educacional no país. Esse retrocesso é marcado em relação a um período anterior, de implementação de um determinado aparato legislativo que abriu caminho para o vislumbre de maior justiça social e redemocratização do ensino. As lutas políticas e sociológicas para o redirecionamento de ações e práticas realizadas pelo Ministério da Educação no que concerne à Diversidade na escola foram outrora de grande intensidade. Entretanto, as últimas leis sancionadas não se efetivaram por completo para que houvesse a amenização das desigualdades e total integração dos indivíduos, no ambiente escolar ou fora dele. O despertar ocasionado por esta dura trajetória não terminou e requer coragem e desbravamento frente aos desafios que se tornam cada vez maiores; se traduzem nas questões culturais as mais complexas e contundentes possíveis, que foram historicamente construídas e se encontram inseridas no tecido social da humanidade. Este livro compila pesquisas em torno de um debate atualizado e propositivo sobre a educação para a diversidade, apresentando um conjunto de propostas que contribuem para um diálogo intercultural. São oito trabalhos de autores de sete países (Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México, Portugal e Uruguai) que trazem importantes contribuições para o desenvolvimento de noções de igualdade, inclusão e integração.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.000 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Idioma: dc.language.isoenpt_BR
Idioma: dc.language.isoespt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subject1. Educação. 2. Diversidade. 3. Prática de ensinopt_BR
Título: dc.titleEducação e Diversidade: o Papel da Escola na Gestão da Diversidade e na Promoção da Integraçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons