SKETCHBOOK INTEGRANDO SABERES TÉCNICOS NA EPT. ISBN nº 978-65-00-29874-1

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia-
Autor(es): dc.contributor.authorMaeda, Paola Teles-
Autor(es): dc.contributor.authorFerrari, Sandra Aparecida F. L.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-01T19:15:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-01T19:15:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-02-
identificador: dc.identifier.otherOBRA COMPLETA-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602463-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa propôs uma reflexão sobre o acesso e a prática no componente curricular Arte através da comunicação visual, da prática, da expressão estética e da compreensão da relação entre conteúdos de diferentes áreas do conhecimento. Pretende-se, ainda, abordar o sketchbook como uma ferramenta para se trabalhar com saberes técnicos, além de ser um suporte para guardar uma coleção das produções, um “diário gráfico” do artista em formato tradicional, palpável, em meio a época digital (ALMEIDA, 2010). O objetivo geral foi avaliar de que forma o acesso e a prática em Arte, através da utilização do sketchbook como processo integrador de saberes técnicos na Educação Profissional e Tecnológica, contribui para o desenvolvimento de percepções estéticas. Almejamos entendê-lo como um material gráfico tradicional, que atua na cultura digital, uma vez que está entre a teoria e a prática na tentativa de facilitar o ensino-aprendizagem em artes visuais. Encontramos uma maneira de inserir uma atividade prática de arte em curso técnico profissionalizante através de Projeto de Ensino, uma atividade extraclasse e não obrigatória. O projeto de ensino Oficina de Ilustração foi ofertado ao público alvo composto por acadêmicos do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Colorado do Oeste. A amostra foi composta por onze participantes, que se dispuseram a participar da atividade ofertada em formato remoto, devido à pandemia de Covid-19. As aulas síncronas se desenvolveram através da plataforma Google Meet e WhatsApp, além de diversas ferramentas analógicas e digitais. Com a aproximação dos estudos teóricos em Ramos (2014), Frigotto (2008), Sánchez (1999), entre outros, observamos que o sketchbook, o diálogo e a contextualização das ações na aula prática incidem no desenvolvimento de percepções estéticas em alunos de curso técnico, quando ofertado por meio de ações extraclasse, além da integração de conteúdos de disciplinas distintas nas ilustrações produzidas na oficina.-
Tamanho: dc.format.extent4O.500KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectArtes Visuais.-
Título: dc.titleSKETCHBOOK INTEGRANDO SABERES TÉCNICOS NA EPT. ISBN nº 978-65-00-29874-1-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseCurso Técnico integrado ao Ensino Médio-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArte-
Aparece nas coleções:Livros digitais