Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Maeda, Paola Teles | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferrari, Sandra Aparecida F. L. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-01T19:15:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-01T19:15:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | OBRA COMPLETA | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602463 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa propôs uma reflexão sobre o acesso e a prática no componente curricular Arte através da comunicação visual, da prática, da expressão estética e da compreensão da relação entre conteúdos de diferentes áreas do conhecimento. Pretende-se, ainda, abordar o sketchbook como uma ferramenta para se trabalhar com saberes técnicos, além de ser um suporte para guardar uma coleção das produções, um “diário gráfico” do artista em formato tradicional, palpável, em meio a época digital (ALMEIDA, 2010). O objetivo geral foi avaliar de que forma o acesso e a prática em Arte, através da utilização do sketchbook como processo integrador de saberes técnicos na Educação Profissional e Tecnológica, contribui para o desenvolvimento de percepções estéticas. Almejamos entendê-lo como um material gráfico tradicional, que atua na cultura digital, uma vez que está entre a teoria e a prática na tentativa de facilitar o ensino-aprendizagem em artes visuais. Encontramos uma maneira de inserir uma atividade prática de arte em curso técnico profissionalizante através de Projeto de Ensino, uma atividade extraclasse e não obrigatória. O projeto de ensino Oficina de Ilustração foi ofertado ao público alvo composto por acadêmicos do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Colorado do Oeste. A amostra foi composta por onze participantes, que se dispuseram a participar da atividade ofertada em formato remoto, devido à pandemia de Covid-19. As aulas síncronas se desenvolveram através da plataforma Google Meet e WhatsApp, além de diversas ferramentas analógicas e digitais. Com a aproximação dos estudos teóricos em Ramos (2014), Frigotto (2008), Sánchez (1999), entre outros, observamos que o sketchbook, o diálogo e a contextualização das ações na aula prática incidem no desenvolvimento de percepções estéticas em alunos de curso técnico, quando ofertado por meio de ações extraclasse, além da integração de conteúdos de disciplinas distintas nas ilustrações produzidas na oficina. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 4O.500KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes Visuais. | - |
Título: dc.title | SKETCHBOOK INTEGRANDO SABERES TÉCNICOS NA EPT. ISBN nº 978-65-00-29874-1 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Curso Técnico integrado ao Ensino Médio | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arte | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
OBRA COMPLETA.pdf | 41,51 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602463/1/OBRA COMPLETA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: