JOGOS DIDÁTICOS CORRIDA VIRAL E PERITOS EM COVID-19: UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE VIROLOGIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná (UFPR)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTrevizani, Amanda Gonçalves Edmundo-
Autor(es): dc.contributor.authorOno, Lucy-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-01T14:40:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-01T14:40:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherJogos didáticos Virologiapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602461-
Resumo: dc.description.abstractForam elaborados dois jogos didáticos inéditos sobre os vírus chamados “Jogo Corrida Viral” e “Jogo Peritos em COVID-19”, com o intuito de colaborar para a prática pedagógica de Biologia, abordando a diversidade e a evolução dos vírus para os estudantes do Ensino Médio. O estudo da Microbiologia passou a ser tema relacionado às questões básicas de Cidadania e Saúde, não sendo mais restrito a laboratórios para pesquisas científicas por exemplo, merecendo destaque na Educação Básica. Nesse sentido, novas propostas de ensino são necessárias, como a inserção de jogos didáticos, para que esse conteúdo que está presente no componente curricular de Biologia possa realizar uma contraposição com as aulas expositivas, que também são importantes durante o processo de aprendizagem. Por ter um caráter lúdico, interativo e dinâmico, os dois jogos didáticos elaborados na proposta estimulam o raciocínio durante a análise das questões que os jogos trazem e as discussões propostas pelos professores, podendo despertar o interesse pela Ciência, bem como contribuir para a formação integral dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4588kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJogo didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVíruspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMicrobiologiapt_BR
Título: dc.titleJOGOS DIDÁTICOS CORRIDA VIRAL E PERITOS EM COVID-19: UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE VIROLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePBIO7002 - Da construção do conhecimento científico ao ensino de Biologia - Tema 3pt_BR
Aparece nas coleções:Jogos

Arquivos associados:
EDUCAPES Amanda.pdfJogos didáticos Virologia4.59 MBAdobe PDF/bitstream/capes/602461/2/EDUCAPES Amanda.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons