Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (UFPR) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Trevizani, Amanda Gonçalves Edmundo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ono, Lucy | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-01T14:40:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-01T14:40:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Jogos didáticos Virologia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602461 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Foram elaborados dois jogos didáticos inéditos sobre os vírus chamados “Jogo Corrida Viral” e “Jogo Peritos em COVID-19”, com o intuito de colaborar para a prática pedagógica de Biologia, abordando a diversidade e a evolução dos vírus para os estudantes do Ensino Médio. O estudo da Microbiologia passou a ser tema relacionado às questões básicas de Cidadania e Saúde, não sendo mais restrito a laboratórios para pesquisas científicas por exemplo, merecendo destaque na Educação Básica. Nesse sentido, novas propostas de ensino são necessárias, como a inserção de jogos didáticos, para que esse conteúdo que está presente no componente curricular de Biologia possa realizar uma contraposição com as aulas expositivas, que também são importantes durante o processo de aprendizagem. Por ter um caráter lúdico, interativo e dinâmico, os dois jogos didáticos elaborados na proposta estimulam o raciocínio durante a análise das questões que os jogos trazem e as discussões propostas pelos professores, podendo despertar o interesse pela Ciência, bem como contribuir para a formação integral dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4588kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vírus | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Microbiologia | pt_BR |
Título: dc.title | JOGOS DIDÁTICOS CORRIDA VIRAL E PERITOS EM COVID-19: UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE VIROLOGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PBIO7002 - Da construção do conhecimento científico ao ensino de Biologia - Tema 3 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
EDUCAPES Amanda.pdf | Jogos didáticos Virologia | 4,59 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602461/2/EDUCAPES Amanda.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons