PEGADAS DA INCLUSÃO: UM JOGO DE TABULEIRO DIGITAL EM LIBRAS

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS IFTO Campus Palmaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS JUNIOR, EDIVALDO-
Autor(es): dc.contributor.authorMALDANER, JAIR JOSÉ-
Autor(es): dc.contributor.authorCAVALCANTE, RIVADÁVIA PORTO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-01T13:13:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-01T13:13:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-20-
identificador: dc.identifier.otherPEGADAS DA INCLUSÃO: UM JOGO DE TABULEIRO DIGITAL EM LIBRASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602460-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo a geração de um produto educacional de caráter didático-pedagógico, aqui representado por um Jogo Tabuleiro digital em Libras para alunos surdos e ouvintes do Ensino Médio Integrado- EMI, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO, campus Palmas, propondo como material pedagógico o jogo Pegadas da Inclusão: um jogo de tabuleiro digital em Libras (PDI), que pretendeu evidenciar as diferenças linguístico-culturais, convidando os estudantes a contemplarem o universo da surdez na perspectiva da diferença, no contexto educacional. Considera-se que a proposta de educação bilíngue para surdos em escolas inclusivas está amparada em leis e decretos, mas ainda apresenta uma série de desafios para sua implementação. Este público estudantil, de modo geral, tem sido percebido sob a ótica biologizante, no campo da deficiência, o que tem inviabilizado a sua formação omnilateral. Para tanto, faz-se necessário um olhar sob a perspectiva histórico-social da comunidade surda, sob as diferenças linguísticas e culturais. Com o propósito de compreender o cenário atual de contradição do ensino de estudantes surdos incluídos no ensino médio integrado, o trabalho buscou fundamentação teórico-conceitual nos estudos oriundos dos princípios marxistas, considerando a realidade histórico-cultural destes, visando sua formação omnilateral. Para realização do trabalho, recorreu-se do método qualitativo de pesquisa aplicada, tendo como meio de geração de dados as entrevistas semi-estruturadas, roda de conversa interativa, levantamento bibliográfico e análise documental. Após a identificação dos problemas por meio das entrevistas, roda de conversa e análises bibliográficas, elaborou-se o PDI como produto educacional, que buscou proporcionar a circulação da Libras de maneira cada vez mais robusta dentro dos espaços educacionais. A análise de dados demonstrou que o PDI viabilizou a formação omnilateral dos alunos surdos e ouvintes por meio do desenvolvimento das habilidades linguísticas relacionadas à língua brasileira de sinais no contexto do ensino médio integrado, contribuindo com a efetiva inclusão de surdos nos espaços escolarizados. O referido jogo encontra-se disponível por meio do seguinte site https://pegadasdainclusao.com.br/pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,36 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusão de surdos. Libras. Jogo digital em Libras. Ensino Médio Integrado. Formação omnilateral.pt_BR
Título: dc.titlePEGADAS DA INCLUSÃO: UM JOGO DE TABULEIRO DIGITAL EM LIBRASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
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