Alfabetização Histórica: método de ensino em história na Escola Professor Remígio Fernandez, Mosqueiro/PA.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVilhena, José Sebastião-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-30T21:28:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-30T21:28:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherJoséSebastiãoVilhena_DissertaçãoFinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602455-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação é uma investigação sobre a dinâmica do Ensino de História na Escola Municipal Professor Remígio Fernandez, Mosqueiro/PA, no ano letivo de 2019, em que se desenvolveu o projeto intitulado "Alfabetização Histórica: narrativas, rap e consciência negra", com os alunos da turma C42201 (9º ano/Fundamental). Todavia, para melhor compreender os êxitos e lacunas verificados ao logo da execução deste plano formativo, foi necessário analisar as experiências didáticas em História desenvolvidas anteriormente (entre os anos de 2013 e 2018), que apontavam aspectos de manutenção e de avanços em relação a um tipo de Ensino de História ligado ao historicismo do século XIX, este caracterizado pelo antidialogismo disciplinador na forma de se ensinar, pelo eurocentrismo na escolha dos conteúdos e pelo predomínio da linguagem escrita, pouco significativa para o alunado. Assim, partindo deste problema de pesquisa e em busca de construir uma proposta de método inovador em Ensino de História para a referida escola, passou-se a apontar a Alfabetização Histórica como esta alternativa. Para embasar esta perspectiva foi realizada uma análise do duplo papel da formação histórica escolar na superação dos problemas ligados à alfabetização linguística e à alfabetização nos objetivos específicos da disciplina história, apontando como caminho viável para este desafio o desenvolvimento do Ensino das Relações Ético-Raciais e de narrativas históricas no ambiente escolar, em busca de se promover o desenvolvimento de identidades, de práxis, de consciências e de conscientização históricas. Portanto, o presente estudo se liga epistemologicamente ao campo da Didática da História e se apresenta metodologicamente em consonância com as perspectivas das investigações sociais chamadas de pesquisa-ação, sendo esta subdividida em empírico-teórico e em cognição histórica situada, na intenção de apresentar produtos educacionais viáveis para a transformação positiva do Ensino de História da escola pesquisada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,29 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Alfabetização Histórica; Relações Étnico-Raciais; Educação Básica.pt_BR
Título: dc.titleAlfabetização Histórica: método de ensino em história na Escola Professor Remígio Fernandez, Mosqueiro/PA.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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