SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM MODELAGEM PARA ABORDAR O CONTEÚDO DE INTERAÇÕES INTERMOLECULARES NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBotelho, Artur Silveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-30T19:40:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-30T19:40:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-30-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM MODELAGEM PARA ABORDAR O CONTEÚDO DE INTERAÇÕES INTERMOLECULARES NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602438-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação apresenta uma Sequência Didática (SD) baseada em Modelagem para abordar a temática de interações intermoleculares com estudantes da 1ª Série do Ensino médio. Essa sequência foi proposta na intenção de procurar diminuir as dificuldades que os estudantes apresentam com esse conteúdo no Ensino Médio. Como uma alternativa para o desenvolvimento dos conceitos de interações intermoleculares foi utilizado o ensino fundamentado em modelagem (EnFM), conforme proposto por Rosária Justi, já que por meio dessa metodologia o estudante passa a ser um indivíduo ativo e envolvido, o tempo todo, em cada uma das etapas desse processo, tornando-o participativo do seu próprio processo de aprendizagem, e, dessa maneira podendo facilitar a sua compreensão dos conceitos químicos. Após a aplicação da SD, os estudantes foram convidados a responder dois questionários, um relativo à avaliação individual do(a) estudante, com a intenção de verificar a aprendizagem sobre o conteúdo de interações intermoleculares; e outro sobre a utilização da metodologia aplicada: EnFM, a fim de analisar a sua contribuição para o entendimento do conteúdo abordado. Devido a pandemia do Covid-19, a SD não foi aplicada de forma presencial, e nem remota, com os estudantes, em vista da escola se encontrar portas fechadas nesse período. Entretanto, a SD pôde ser avaliada por doze docentes, integrantes do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional para análise e validação. De acordo com os comentários dos docentes, o desenvolvimento da Sequência Didática baseada no EnFM foi satisfatório, sendo possível identificar o papel ativo do estudante durante a realização das etapas comprometidas com a modelagem, além da condução das atividades e mediação do professor pesquisador, no qual possibilita ao estudante uma postura mais autônoma, tornando-o um ser ativo, dinâmico e participativo de todas as etapas evidenciadas nessa sequência.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent844 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM MODELAGEM PARA ABORDAR O CONTEÚDO DE INTERAÇÕES INTERMOLECULARES NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUÍMICApt_BR
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