Educação em Saúde: um guia de apoio para os(as) professores(as) do Ensino Médio Integrado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Catu-
Autor(es): dc.contributor.authorMOURA, Tássia Laine Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-27T04:17:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-27T04:17:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://bit.ly/3sLZUza-
identificador: dc.identifier.otherEducação em Saúde: um guia de apoio para os(as) professores(as) do Ensino Médio Integrado-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602396-
Resumo: dc.description.abstractA proposição deste guia de apoio pretende atender à demanda por formação quanto a aspectos relativos à abordagem da educação em saúde, uma vez que identificamos um déficit na abordagem da educação em saúde no EMI e que os professores, em sua maioria, não se sentem preparados para lidar com essa temática em virtude de não terem recebido formação sobre essa temática. De forma que, a construção do guia se fundamenta nos elementos fornecidos pelo referencial teórico; nos trabalhos relacionados identificados na revisão bibliográfica; na análise dos documentos institucionais e documentos norteadores do ensino médio integrado; nas inferências realizadas a partir das respostas do questionário aplicado; e na análise e discussão desse estudo em aproximação com a experiência e observação da pesquisadora como enfermeira (TAE) no IF Baiano campus Senhor do Bonfim. O guia está organizado em duas partes principais: na primeira, consta aspectos teóricos que embasam a visão de educação em saúde defendida durante a pesquisa e na segunda, estão dispostas as indicações de conteúdos e atividades fundamentadas nos princípios da formação humana integral e da educação transformadora. Assim, o guia traz à luz conhecimentos acerca da abordagem da temática saúde como objeto da prática educativa dos professores no EMI ao disponibilizar informações, sugestão de leituras complementares e vídeos, bem como estimular a reflexão deles sobre os temas abordados, pois acreditamos que com essa apropriação o professor pode compreender melhor o seu contexto educacional, a sua importância social e aperfeiçoar a sua prática docente.-
Tamanho: dc.format.extent10.994 kb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypehttps://bit.ly/3sLZUza-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjecteducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectformação de professores-
Palavras-chave: dc.subjecteducação profissional e tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectformação humana integral-
Título: dc.titleEducação em Saúde: um guia de apoio para os(as) professores(as) do Ensino Médio Integrado-
Curso: dc.subject.courseProfEPT - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientada-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons