Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Catu | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MOURA, Tássia Laine Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-27T04:17:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-27T04:17:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://bit.ly/3sLZUza | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação em Saúde: um guia de apoio para os(as) professores(as) do Ensino Médio Integrado | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602396 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposição deste guia de apoio pretende atender à demanda por formação quanto a aspectos relativos à abordagem da educação em saúde, uma vez que identificamos um déficit na abordagem da educação em saúde no EMI e que os professores, em sua maioria, não se sentem preparados para lidar com essa temática em virtude de não terem recebido formação sobre essa temática. De forma que, a construção do guia se fundamenta nos elementos fornecidos pelo referencial teórico; nos trabalhos relacionados identificados na revisão bibliográfica; na análise dos documentos institucionais e documentos norteadores do ensino médio integrado; nas inferências realizadas a partir das respostas do questionário aplicado; e na análise e discussão desse estudo em aproximação com a experiência e observação da pesquisadora como enfermeira (TAE) no IF Baiano campus Senhor do Bonfim. O guia está organizado em duas partes principais: na primeira, consta aspectos teóricos que embasam a visão de educação em saúde defendida durante a pesquisa e na segunda, estão dispostas as indicações de conteúdos e atividades fundamentadas nos princípios da formação humana integral e da educação transformadora. Assim, o guia traz à luz conhecimentos acerca da abordagem da temática saúde como objeto da prática educativa dos professores no EMI ao disponibilizar informações, sugestão de leituras complementares e vídeos, bem como estimular a reflexão deles sobre os temas abordados, pois acreditamos que com essa apropriação o professor pode compreender melhor o seu contexto educacional, a sua importância social e aperfeiçoar a sua prática docente. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 10.994 kb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | https://bit.ly/3sLZUza | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | educação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | educação profissional e tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | formação humana integral | - |
Título: dc.title | Educação em Saúde: um guia de apoio para os(as) professores(as) do Ensino Médio Integrado | - |
Curso: dc.subject.course | ProfEPT - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons