Portfólios reflexivos: Ressignificando a avaliação (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, ALICE RODRIGUES DOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-27T20:29:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-27T20:29:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-27-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602388-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho é fruto da inquietação da autora, sempre preocupada em utilizar de metodologias interativas e lúdicas, que pudessem estimular o aluno não só a aprender um conteúdo, como também levar o aluno a se apropriar do conhecimento, a buscar um sentido e uma aplicabilidade para a teoria acadêmica. Ela faz uma abordagem sobre o uso do portfólio como dispostivo de avaliação e autoavaliação das aprendizagens. Apresenta uma metodologia que vai muito além de aferir o desempenho do aluno. Um dispositivo que segue a linha vigotskiana, ao criar um ambiente propício à reflexão, à autonomia, a desafiar o aluno a ser parte integrante do seu aprendizado, a questionar a sua realidade, e a desenvolver a sua capacidade crítica. E, quando o aprendizado adquire significado, o aluno é capaz de apreender, compreender e a transformar a si e a sua realidade. Este texto me convida a ressignificar o meu próprio modelo de avaliação como professora universitária, além de poder desafiar o meu aluno, a trilhar um caminho, que o possibilite a pensar sobre si, sobre a sua realidade e a diminuir a lacuna entre a teoria e a prática.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPortfóliospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliaçãopt_BR
Título: dc.titlePortfólios reflexivos: Ressignificando a avaliação (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais