
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, ALICE RODRIGUES DOS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-27T20:29:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-27T20:29:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-27 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602388 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho é fruto da inquietação da autora, sempre preocupada em utilizar de metodologias interativas e lúdicas, que pudessem estimular o aluno não só a aprender um conteúdo, como também levar o aluno a se apropriar do conhecimento, a buscar um sentido e uma aplicabilidade para a teoria acadêmica. Ela faz uma abordagem sobre o uso do portfólio como dispostivo de avaliação e autoavaliação das aprendizagens. Apresenta uma metodologia que vai muito além de aferir o desempenho do aluno. Um dispositivo que segue a linha vigotskiana, ao criar um ambiente propício à reflexão, à autonomia, a desafiar o aluno a ser parte integrante do seu aprendizado, a questionar a sua realidade, e a desenvolver a sua capacidade crítica. E, quando o aprendizado adquire significado, o aluno é capaz de apreender, compreender e a transformar a si e a sua realidade. Este texto me convida a ressignificar o meu próprio modelo de avaliação como professora universitária, além de poder desafiar o meu aluno, a trilhar um caminho, que o possibilite a pensar sobre si, sobre a sua realidade e a diminuir a lacuna entre a teoria e a prática. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Portfólios | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | pt_BR |
| Título: dc.title | Portfólios reflexivos: Ressignificando a avaliação (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Portfólios reflexivos Ressignificando a avaliação.pdf | 14,59 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602388/1/Portfólios reflexivos Ressignificando a avaliação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: