Fluxo Procedimental para Implementação das Adaptações Curriculares na Perspectiva Inclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLopes Cabral, Elís Fábia-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes Carneiro, Tereza Kelly-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-26T00:36:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-26T00:36:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherE-bookpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602355-
Resumo: dc.description.abstractA presença de estudantes com Necessidades Específicas na Rede Federal de Educação Ciência e Tecnologia põe os profissionais da educação diante de inúmeros desafios. No entanto, o processo de inclusão requer das Instituições de ensino, estratégias capazes de mitigar as dificuldades que se apresentam no processo de implementação de práticas inclusivas. A construção de um modelo inclusivo de educação deve prever estratégias de acesso ao currículo pelos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas e a Adaptação Curricular (AC), prevista com uma das formas de promover essa acessibilidade, pedagógica traz a possibilidade concreta de promover a aprendizagem e êxito destes estudantes. Não é incomum os docentes e equipes multidisciplinares serem surpreendidos com a informação de que um estudante com deficiência está matriculado ou às vezes já está frequentando as aulas. Quando as políticas determinam que as instituições de ensino devem estar preparadas, isso quer dizer que é necessário que existam estratégias para implementação de um modelo inclusivo de educação. A partir do momento que temos pelo menos um estudante com deficiência inscrito no processo seletivo, um fluxo de ações e estratégias precisa entrar em curso para que esse estudante, se aprovado, seja acolhido da melhor forma na instituição. Deste modo, este e-book apresentará um fluxo de procedimentos para o planejamento, implementação, sistematização e avaliação das adaptações curriculares necessárias para inclusão, permanência e êxito de estudantes com NEE. O fluxo apresenta 12(doze) ações distribuídas em 3 (três) momentos do ano letivo , que podem ser adotadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, para que o trabalho, resguardadas as especificidades, tenha uma dinâmica pré-definida em todos os campi.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent29 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFluxo Procedimental. Adaptação Curricular. Necessidades Educacionais Específicas.pt_BR
Título: dc.titleFluxo Procedimental para Implementação das Adaptações Curriculares na Perspectiva Inclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas Educacionaispt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
Fluxo Procedimental _PROFEPT.pdfFluxo Procedimental para Implementação das Adaptações Curriculares na Perspectiva Inclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.29.64 MBAdobe PDF/bitstream/capes/602355/2/Fluxo Procedimental _PROFEPT.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons