Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lopes Cabral, Elís Fábia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes Carneiro, Tereza Kelly | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-26T00:36:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-26T00:36:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | E-book | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602355 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presença de estudantes com Necessidades Específicas na Rede Federal de Educação Ciência e Tecnologia põe os profissionais da educação diante de inúmeros desafios. No entanto, o processo de inclusão requer das Instituições de ensino, estratégias capazes de mitigar as dificuldades que se apresentam no processo de implementação de práticas inclusivas. A construção de um modelo inclusivo de educação deve prever estratégias de acesso ao currículo pelos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas e a Adaptação Curricular (AC), prevista com uma das formas de promover essa acessibilidade, pedagógica traz a possibilidade concreta de promover a aprendizagem e êxito destes estudantes. Não é incomum os docentes e equipes multidisciplinares serem surpreendidos com a informação de que um estudante com deficiência está matriculado ou às vezes já está frequentando as aulas. Quando as políticas determinam que as instituições de ensino devem estar preparadas, isso quer dizer que é necessário que existam estratégias para implementação de um modelo inclusivo de educação. A partir do momento que temos pelo menos um estudante com deficiência inscrito no processo seletivo, um fluxo de ações e estratégias precisa entrar em curso para que esse estudante, se aprovado, seja acolhido da melhor forma na instituição. Deste modo, este e-book apresentará um fluxo de procedimentos para o planejamento, implementação, sistematização e avaliação das adaptações curriculares necessárias para inclusão, permanência e êxito de estudantes com NEE. O fluxo apresenta 12(doze) ações distribuídas em 3 (três) momentos do ano letivo , que podem ser adotadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, para que o trabalho, resguardadas as especificidades, tenha uma dinâmica pré-definida em todos os campi. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 29 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Fluxo Procedimental. Adaptação Curricular. Necessidades Educacionais Específicas. | pt_BR |
Título: dc.title | Fluxo Procedimental para Implementação das Adaptações Curriculares na Perspectiva Inclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas Educacionais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Fluxo Procedimental _PROFEPT.pdf | Fluxo Procedimental para Implementação das Adaptações Curriculares na Perspectiva Inclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. | 29,64 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602355/2/Fluxo Procedimental _PROFEPT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons