Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Roraima | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, Paloma Mota Mateus de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, Régia Chacon Pessoa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-26T19:44:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-26T19:44:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.uerr.edu.br/ppgec/wp-content/uploads/2020/06/Produto-Educacional-2019-Paloma-Mota.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto-Educacional-Paloma-Mota-Mateus 2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602344 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia é um recorte da dissertação de mestrado da linha “Métodos Pedagógicos e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências” do Programa de Pós- graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima – UERR, intitulado por: A experimentação aliada a resolução de problemas no ensino de soluções fundamentada na teoria da aprendizagem significativa, para estudantes da 2ª série do ensino médio de uma escola pública da cidade de boa vista/RR. A pesquisa teve por objetivo principal buscar entender de que maneira, a articulação da experimentação à resolução de problemas em uma sequência didática, pode contribuir para uma aprendizagem significativa do conteúdo de soluções com estudantes da 2ª série do ensino médio regular do Colégio Militarizado Profª Elza Breves de Carvalho. Após a realização da sequência didática ficou evidente que ocorreu indícios de aprendizagem significativa uma vez que foram alcançados bons resultados, pois as atividades atuaram como materiais potencialmente significativos para a promoção da aprendizagem. Como produto educacional desta pesquisa, foi produzido este guia didático onde apresentamos cada etapa das atividades, bem como objetivos de cada uma delas. Este guia servirá de subsídio teórico-metodológico para o professor da educação da rede pública ou privada, para que o mesmo tenha o suporte de como articular a experimentação à resolução de problemas para o ensino de química. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 840 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de Problemas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Título: dc.title | GUIA DIDÁTICO: PARA A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO ARTICULADA À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO ESTUDO DE SOLUÇÕES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto-Educacional-Paloma-Mota-Mateus 2019.pdf | Guia Didático | 839,14 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602344/2/Produto-Educacional-Paloma-Mota-Mateus 2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons