GUIA DIDÁTICO: PARA A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO ARTICULADA À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO ESTUDO DE SOLUÇÕES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Roraimapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, Paloma Mota Mateus de-
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Régia Chacon Pessoa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-26T19:44:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-26T19:44:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.uerr.edu.br/ppgec/wp-content/uploads/2020/06/Produto-Educacional-2019-Paloma-Mota.pdf-
identificador: dc.identifier.otherProduto-Educacional-Paloma-Mota-Mateus 2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602344-
Resumo: dc.description.abstractEste guia é um recorte da dissertação de mestrado da linha “Métodos Pedagógicos e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências” do Programa de Pós- graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima – UERR, intitulado por: A experimentação aliada a resolução de problemas no ensino de soluções fundamentada na teoria da aprendizagem significativa, para estudantes da 2ª série do ensino médio de uma escola pública da cidade de boa vista/RR. A pesquisa teve por objetivo principal buscar entender de que maneira, a articulação da experimentação à resolução de problemas em uma sequência didática, pode contribuir para uma aprendizagem significativa do conteúdo de soluções com estudantes da 2ª série do ensino médio regular do Colégio Militarizado Profª Elza Breves de Carvalho. Após a realização da sequência didática ficou evidente que ocorreu indícios de aprendizagem significativa uma vez que foram alcançados bons resultados, pois as atividades atuaram como materiais potencialmente significativos para a promoção da aprendizagem. Como produto educacional desta pesquisa, foi produzido este guia didático onde apresentamos cada etapa das atividades, bem como objetivos de cada uma delas. Este guia servirá de subsídio teórico-metodológico para o professor da educação da rede pública ou privada, para que o mesmo tenha o suporte de como articular a experimentação à resolução de problemas para o ensino de química.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent840 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperimentaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Título: dc.titleGUIA DIDÁTICO: PARA A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO ARTICULADA À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO ESTUDO DE SOLUÇÕESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons