Proposta de Curso de Capacitação: Abordagens e Instrumentos para Implementação das Adaptações Curriculares Voltadas para Inclusão e Aprendizagem do Estudante com Deficiência Intelectual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLopes Cabral, Elís Fábia-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes Carneiro, Tereza Kelly-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-26T00:56:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-26T00:56:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherProposta de capacitaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602336-
Resumo: dc.description.abstractA estruturação de um modelo único de educação, o qual seja capaz de proporcionar iguais condições quanto ao acesso e aprendizagem escolar, se põe como grande desafio aos sistemas de ensino. No contexto da educação inclusiva, a adaptação curricular, prevista com uma das formas para promover essa acessibilidade pedagógica, surge como uma quebra de paradigma no que tange a ideia do currículo escolar pré-formatado, que desconsidera o contexto das diferenças que o compõe. Neste sentido, este produto educacional se apresenta com uma proposta de capacitação voltada aos docentes, à equipe multidisciplinar e aos profissionais lotados na Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (CAPNE) do IFBA Campus Porto Seguro. Tem como objetivo abordar os procedimentos básicos para o planejamento, implementação e avaliação das Adaptações Curriculares (AC) voltadas para inclusão e aprendizagem do estudante com deficiência intelectual. Constitui-se como o produto da pesquisa de dissertação intitulada Adaptação Curricular para a Inclusão do Estudante com Déficit Intelectual: um estudo de caso da realidade no Campus Porto Seguro do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia. Para sua construção, foram considerados os resultados obtidos no supracitado estudo, o referencial teórico e os textos normativos que versam sobre inclusão e adaptação curricular na perspectiva inclusiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação. Adaptação Curricular. Deficiência Intelectual.pt_BR
Título: dc.titleProposta de Curso de Capacitação: Abordagens e Instrumentos para Implementação das Adaptações Curriculares Voltadas para Inclusão e Aprendizagem do Estudante com Deficiência Intelectualpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas Educacionaispt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons