Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lopes Cabral, Elís Fábia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes Carneiro, Tereza Kelly | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-26T00:56:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-26T00:56:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Proposta de capacitação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602336 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A estruturação de um modelo único de educação, o qual seja capaz de proporcionar iguais condições quanto ao acesso e aprendizagem escolar, se põe como grande desafio aos sistemas de ensino. No contexto da educação inclusiva, a adaptação curricular, prevista com uma das formas para promover essa acessibilidade pedagógica, surge como uma quebra de paradigma no que tange a ideia do currículo escolar pré-formatado, que desconsidera o contexto das diferenças que o compõe. Neste sentido, este produto educacional se apresenta com uma proposta de capacitação voltada aos docentes, à equipe multidisciplinar e aos profissionais lotados na Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (CAPNE) do IFBA Campus Porto Seguro. Tem como objetivo abordar os procedimentos básicos para o planejamento, implementação e avaliação das Adaptações Curriculares (AC) voltadas para inclusão e aprendizagem do estudante com deficiência intelectual. Constitui-se como o produto da pesquisa de dissertação intitulada Adaptação Curricular para a Inclusão do Estudante com Déficit Intelectual: um estudo de caso da realidade no Campus Porto Seguro do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia. Para sua construção, foram considerados os resultados obtidos no supracitado estudo, o referencial teórico e os textos normativos que versam sobre inclusão e adaptação curricular na perspectiva inclusiva. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Capacitação. Adaptação Curricular. Deficiência Intelectual. | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta de Curso de Capacitação: Abordagens e Instrumentos para Implementação das Adaptações Curriculares Voltadas para Inclusão e Aprendizagem do Estudante com Deficiência Intelectual | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas Educacionais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Curso de Capacitação (10).pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602336/2/Curso de Capacitação (10).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons