Inclusão Escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Vale do Rio Verde-
Autor(es): dc.contributor.authorAlaminos, Rogéria Eva do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-23T11:56:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-23T11:56:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherInclusão escolar-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602316-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa fala sobre a inclusão de pessoas com deficiência em sala de aula por meio da leitura do texto literário história em quadrinhos (HQ). O objetivo geral, é despertar nos estudantes uma relação de empatia e de alteridade com pessoas com deficiência (PCD), por meio da leitura literária, em específico as histórias em quadrinhos (HQs), enfatizando pessoas com autismo (TEA), utilizando temas transversais conforme preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PNCs) e, atendendo, entre outras, a competência 9 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Utilizou-se, como metodologia, a pesquisa bibliográfica através de fontes secundárias em livros, sites, documentos e artigos que tratam dos assuntos relacionados às PCD, além da aplicação de questionários a alunos e professores como pesquisa quantitativa por meio de veículo eletrônico da plataforma Google Forms para validação do produto, fazendo com que o tema abordado possa conduzir/orientar as pessoas a uma mudança de comportamento perante às PCD. As HQs podem, dependendo do contexto, exercer grande influência em seus leitores e através de sua utilização em sala de aula o tema inclusão da pessoa com deficiência (PCD) pode ser discutido e sensibilizado. As HQs podem ser usadas como uma ferramenta midiática, na divulgação e promoção de ideias e valores de forma rápida, barata e de grande alcance, já que são destinadas para a massa popular. As pesquisas apontaram que a leitura de HQs usadas como material pedagógico e inclusivo em sala de aula auxilia também na melhoria da aprendizagem dos alunos (leitura e escrita), já que se trata de um texto multimodal e que possui um conteúdo de fácil interpretação.-
Tamanho: dc.format.extent71120kb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypedigital-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias em Quadrinhos. Pessoas com Deficiência. Autismo-
Título: dc.titleInclusão Escolar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTodas-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons