Os saberes das mulheres de barro de Parauapebas - Pará (2019-2021): contribuições para aprendizagem crítica

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPedrosa, Cleudineia Elias da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-25T19:19:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-25T19:19:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherCleudineia Elias da Silva Pedrosapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602311-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem como temática os saberes que são produzidos pelas mulheres da Cooperativa Mulheres de Barro na cidade de Parauapebas, no estado do Pará. Utilizando a perspectiva analítica da decolonialidade, com o objetivo de historicizar os saberes produzidos por quatro mulheres artesãs e colocá-las como sujeitas de um processo histórico, rompendo com uma historiografia tradicional, na qual o pensamento patriarcal e machista são marcas predominantes de dominação do masculino sobre o feminino. No início da pesquisa foi aplicado um questionário junto aos estudantes sobre mulheres, aprendizagem e metodologia nas aulas de História e realizado oficinas. Tivemos como respostas diferentes posicionamentos dos estudantes servindo como base para o desenvolvimento do trabalho. Na tentativa de compreender a desqualificação do feminino na sociedade, fiz a seguinte indagação: as experiências vividas pelas mulheres artesãs da Cooperativa Mulheres de Barro são possibilidades de uma aprendizagem crítica? Com este trabalho percebi que historicizar as narrativas dessas artesãs é fomentar possibilidades de emancipação e valorização de seus fazeres. As biografias dessas mulheres artesãs permitiram dar visibilidade acadêmica para elas e a possibilidade de utilização dessas biografias como aporte para aprendizagem da História Local, além do mais o conhecimento dessas narrativas tornam-se uma possibilidade metodológica para uma aprendizagem crítica dos estudantes que, após visitar à cooperativa, passaram a se reconhecer como instrumento para a compreensão de sua própria historicidade, valorizando o seu meio social e se reconhecendo como sujeito(a) histórico(a). Para fundamentar a presente pesquisa utilizei como metodologia a História Oral referenciada por Portelli (1997). Tendo como aporte os ensinamentos de Barca (2004) com o modelo de aula-oficina a fim de promover uma ponte entre o conhecimento teórico e a prática dos estudantes. Ao dialogar com a aprendizagem crítica recorri aos ensinamentos de Freire (1985, 1986, 1987). A possibilidade de conhecer a história dessas mulheres artesãs, com o olhar da (des)colonialidade tive como referência Lugones (2008), Bell Hooks (2013) e Gonzalez (2008). O produto final da pesquisa, consistiu a realização de uma sequência didática para servir como aporte aos docentes que queiram trabalhar com a aprendizagem crítica por meio das visitas a uma cooperativa de mulheres.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3542 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMulherespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCooperativa das Mulheres de Barro de Parauapebas-PApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Críticapt_BR
Título: dc.titleOs saberes das mulheres de barro de Parauapebas - Pará (2019-2021): contribuições para aprendizagem críticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Hsitóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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