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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pedrosa, Cleudineia Elias da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-25T19:19:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-25T19:19:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cleudineia Elias da Silva Pedrosa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602311 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como temática os saberes que são produzidos pelas mulheres da Cooperativa Mulheres de Barro na cidade de Parauapebas, no estado do Pará. Utilizando a perspectiva analítica da decolonialidade, com o objetivo de historicizar os saberes produzidos por quatro mulheres artesãs e colocá-las como sujeitas de um processo histórico, rompendo com uma historiografia tradicional, na qual o pensamento patriarcal e machista são marcas predominantes de dominação do masculino sobre o feminino. No início da pesquisa foi aplicado um questionário junto aos estudantes sobre mulheres, aprendizagem e metodologia nas aulas de História e realizado oficinas. Tivemos como respostas diferentes posicionamentos dos estudantes servindo como base para o desenvolvimento do trabalho. Na tentativa de compreender a desqualificação do feminino na sociedade, fiz a seguinte indagação: as experiências vividas pelas mulheres artesãs da Cooperativa Mulheres de Barro são possibilidades de uma aprendizagem crítica? Com este trabalho percebi que historicizar as narrativas dessas artesãs é fomentar possibilidades de emancipação e valorização de seus fazeres. As biografias dessas mulheres artesãs permitiram dar visibilidade acadêmica para elas e a possibilidade de utilização dessas biografias como aporte para aprendizagem da História Local, além do mais o conhecimento dessas narrativas tornam-se uma possibilidade metodológica para uma aprendizagem crítica dos estudantes que, após visitar à cooperativa, passaram a se reconhecer como instrumento para a compreensão de sua própria historicidade, valorizando o seu meio social e se reconhecendo como sujeito(a) histórico(a). Para fundamentar a presente pesquisa utilizei como metodologia a História Oral referenciada por Portelli (1997). Tendo como aporte os ensinamentos de Barca (2004) com o modelo de aula-oficina a fim de promover uma ponte entre o conhecimento teórico e a prática dos estudantes. Ao dialogar com a aprendizagem crítica recorri aos ensinamentos de Freire (1985, 1986, 1987). A possibilidade de conhecer a história dessas mulheres artesãs, com o olhar da (des)colonialidade tive como referência Lugones (2008), Bell Hooks (2013) e Gonzalez (2008). O produto final da pesquisa, consistiu a realização de uma sequência didática para servir como aporte aos docentes que queiram trabalhar com a aprendizagem crítica por meio das visitas a uma cooperativa de mulheres. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3542 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cooperativa das Mulheres de Barro de Parauapebas-PA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Crítica | pt_BR |
Título: dc.title | Os saberes das mulheres de barro de Parauapebas - Pará (2019-2021): contribuições para aprendizagem crítica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Hsitória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Cleudineia Elias da Silva Pedrosa.pdf | 3,54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602311/2/Cleudineia Elias da Silva Pedrosa.pdfDownload |
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