OS PROCESSOS AVALIATIVOS NA MATRIZ CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA CIDADE DE BAURU

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP/Baurupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFabri, Eliane-
Autor(es): dc.contributor.authorEidi, Fernanda-
Autor(es): dc.contributor.authorCesário, Flaviane-
Autor(es): dc.contributor.authorGiacomini, Gabriel-
Autor(es): dc.contributor.authorBianchi, Giovanni-
Autor(es): dc.contributor.authorBien, Manaíra-
Autor(es): dc.contributor.authorNadim, Pedro-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Roberto-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Lilian-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-25T19:12:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-25T19:12:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-15-
identificador: dc.identifier.otherAvaliacaonaEducacaoFisica_DialogocomoCurriculopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602310-
Resumo: dc.description.abstractA questão da avaliação na Educação Física escolar vem se revelando como um campo ainda complexo e carente de investigações e proposições efetivas para a realidade dos professores. Historicamente, a avaliação ficou refém de um modelo de ensino que buscava desenvolver, nas aulas de Educação Física, as capacidades físicas e as habilidades motoras entre os alunos, via de regra excluindo aqueles que demonstravam dificuldades para tais execuções. A reconfiguração da Educação Física a partir da delimitação da cultura de movimento como objeto pedagógico da área na escola trouxe outros contornos para se pensar e se fazer as práticas avaliativas, contribuindo para dar destaque, sobretudo, ao saberes de natureza conceitual. Isso também se fez presente no Currículo Municipal de Bauru, trazendo importantes mudanças e contribuições para os docentes da Educação Física. Todavia, as aprendizagens dos alunos relativas às atitudes/comportamentos e aos saberes corporais continuaram invisibilizadas, demarcando ainda um importante desafio. Com o advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), outros enfoques passaram a figurar como norteadores do processo de ensino da Educação Física, especialmente aqueles circunscritos às competências e habilidades esperadas para o desenvolvimento dos estudantes. Neste momento, o desafio está em articular o Currículo Municipal com a BNCC. Tendo em conta este breve recorte do atual cenário no campo da avaliação, este projeto tem como objetivo desenvolver um curso de formação in loco com professores de Educação Física (atuantes nas séries inicias e finais do ensino fundamental) sobre as práticas avaliativas (O que avaliar? Como? Quando? Por quê avaliar?), estabelecendo vínculos com os contextos concretos das aulas e os estudantes. A perspectiva metodológica irá se balizar pela pesquisa colaborativa, demarcando uma relação de intensa parceria entre a pesquisadora, os colaboradores, professores e estudantes da escola. Serão realizados acompanhamentos de aulas; reuniões com os professores que irão mobilizar dinâmicas diversas como: discussões de textos, vídeos, experiências de ensino, palestras, construções de materiais didáticos para avaliação, dentre outras possibilidades construídas no decorrer do processo. A expectativa é que o curso possa mobilizar reflexões acerca da avaliação, bem como, ações em torno de outros modos de avaliar, encorajando os docentes participantes do curso a mediar outros processos formativos entre seus pares.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.525 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente,pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação,pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física Escolar, Currículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Título: dc.titleOS PROCESSOS AVALIATIVOS NA MATRIZ CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA CIDADE DE BAURUpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseFormação Continuada de Professores de Educação Físicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAvaliação na Educação Física escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons