Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP/Bauru | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fabri, Eliane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Eidi, Fernanda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cesário, Flaviane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Giacomini, Gabriel | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bianchi, Giovanni | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bien, Manaíra | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nadim, Pedro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Lilian | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-25T19:12:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-25T19:12:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | AvaliacaonaEducacaoFisica_DialogocomoCurriculo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602310 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A questão da avaliação na Educação Física escolar vem se revelando como um campo ainda complexo e carente de investigações e proposições efetivas para a realidade dos professores. Historicamente, a avaliação ficou refém de um modelo de ensino que buscava desenvolver, nas aulas de Educação Física, as capacidades físicas e as habilidades motoras entre os alunos, via de regra excluindo aqueles que demonstravam dificuldades para tais execuções. A reconfiguração da Educação Física a partir da delimitação da cultura de movimento como objeto pedagógico da área na escola trouxe outros contornos para se pensar e se fazer as práticas avaliativas, contribuindo para dar destaque, sobretudo, ao saberes de natureza conceitual. Isso também se fez presente no Currículo Municipal de Bauru, trazendo importantes mudanças e contribuições para os docentes da Educação Física. Todavia, as aprendizagens dos alunos relativas às atitudes/comportamentos e aos saberes corporais continuaram invisibilizadas, demarcando ainda um importante desafio. Com o advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), outros enfoques passaram a figurar como norteadores do processo de ensino da Educação Física, especialmente aqueles circunscritos às competências e habilidades esperadas para o desenvolvimento dos estudantes. Neste momento, o desafio está em articular o Currículo Municipal com a BNCC. Tendo em conta este breve recorte do atual cenário no campo da avaliação, este projeto tem como objetivo desenvolver um curso de formação in loco com professores de Educação Física (atuantes nas séries inicias e finais do ensino fundamental) sobre as práticas avaliativas (O que avaliar? Como? Quando? Por quê avaliar?), estabelecendo vínculos com os contextos concretos das aulas e os estudantes. A perspectiva metodológica irá se balizar pela pesquisa colaborativa, demarcando uma relação de intensa parceria entre a pesquisadora, os colaboradores, professores e estudantes da escola. Serão realizados acompanhamentos de aulas; reuniões com os professores que irão mobilizar dinâmicas diversas como: discussões de textos, vídeos, experiências de ensino, palestras, construções de materiais didáticos para avaliação, dentre outras possibilidades construídas no decorrer do processo. A expectativa é que o curso possa mobilizar reflexões acerca da avaliação, bem como, ações em torno de outros modos de avaliar, encorajando os docentes participantes do curso a mediar outros processos formativos entre seus pares. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.525 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente, | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação, | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física Escolar, Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Título: dc.title | OS PROCESSOS AVALIATIVOS NA MATRIZ CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA CIDADE DE BAURU | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Formação Continuada de Professores de Educação Física | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Avaliação na Educação Física escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
AvaliacaonaEducacaoFisica_DialogocomoCurriculo.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602310/2/AvaliacaonaEducacaoFisica_DialogocomoCurriculo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons