Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Ana Paula Santos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-23T11:43:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-23T11:43:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602298 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Caro (a) Professor (a), Este livro técnico trata-se de uma proposta para o ensino da educação Ambiental Crítica a partir de uma sequência didática, produto da dissertação intitulada “Educação Ambiental em uma abordagem CTSA na Educação Básica”, pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, oferecido pela Universidade Federal de Uberlândia. Esse guia tem como tema Educação Ambiental (EA) crítica e foi motivado devido à deficiência de seu ensino nas escolas de educação básica, elaborado para docentes atuantes no Ensino Médio, com propostas pedagógicas a ser aplicadas do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, trabalhadas na sequência que o educador (a) julgar adequada. Para atender a diversidade educacional vivenciada do país, no tópico “sugestões” e “recursos complementares”, buscamos indicar documentários, livros, revistas, sites, ONGs, políticas públicas, legislações e documentos governamentais, ao qual o docente tem fácil acesso: disponíveis na internet, livrarias e bibliotecas públicas. A proposta do guia vem de encontro com a proposta da BNCC. Para garantir uma aprendizagem concisa com a realidade, o guia, na elaboração dos planos de aulas e na abordagem pedagógica, apresenta habilidades sem indicar a seriação do ensino médio. Cabe observar que, na proposta da BNCC, pela lei nº 13.415/2017, os currículos, apresentam habilidades sem indicar a seriação. As áreas do conhecimento têm por objetivo unificar dois ou mais componentes do currículo, para melhor compreender a complexa realidade da diversidade cultural brasileira. Assim, as áreas do conhecimento são quatro, as Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Além do currículo do ensino médio ser composto por áreas, é composto por itinerários formativos, que devem ser estabelecidos por meio da oferta de diferentes disposições curriculares, de acordo com a importância para o contexto local e alternativa das modalidades de ensino. O tema proposto, “resíduo urbano” foi sugerido para desenvolver a EA crítica em uma abordagem que contempla a CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). Entende-se que a EA na abordagem CTSA são consideradas uma educação integradora que permeia em todas as esferas da vida, que visa à formação global do sujeito, ensino e aprendizagem que vai de encontro com as orientações da BNCC, no capítulo referente ao novo ensino médio, o documento assume, de maneira clara, o seu compromisso com a educação integral, onde as escolas constroem processos educativos que promovem o desenvolvimento intelectual, físico, social, emocional e cultural dos estudantes e dos desafios da sociedade contemporânea. Vale ressaltar que, na etapa final da educação básica, os alunos devem consolidar, aprofundar e ampliar a formação iniciada no ensino fundamental, a capacidade de relacionar teoria e prática e de desenvolver conhecimentos que favorecem uma reflexão sobre seu projeto de vida. Assim, cabe às escolas de ensino médio oportunizar vivências que lhes garantam um conhecimento organizado indispensável para a leitura da realidade, no desenvolvimento de soluções para os novos desafios da contemporaneidade (sociais, econômicos e ambientais) e assumir posições éticas e fundamentadas. Nesse sentido, este guia didático foi construído com o intuito de levar aos educadores uma nova abordagem no âmbito da EA crítica, organizado de acordo com a nova proposta do ensino médio, com atividades baseadas em uma pedagogia crítica dos conteúdos e em temas que partem dos saberes do cotidiano do aluno. Trata-se de um esforço de fazer o aluno, realize uma leitura da realidade do meio ambiente em sua volta, por meio de uma abordagem interdisciplinar da CTSA, gerando, uma reflexão e autonomia. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiental | pt_BR |
Título: dc.title | CTSA: Uma proposta para o ensino da educação ambiental crítica (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: