Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minais Gerais – Campus Montes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mendonça, Dener Guedes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Ramony Maria da Silva Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-21T14:09:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-21T14:09:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Inclusão do Produto Educacional (Guia Metodológico) na Plataforma Educapes | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602256 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Metodológico é resultado da pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, cujo objetivo foi a oferta de um curso de curta duração de formação continuada de professores da educação básica, no uso das tecnologias da informação e comunicação – TIC’s para promover o ensino da história e cultura indígena brasileira. A finalidade deste produto é apresentar a proposta de curso híbrido desenvolvido e aplicado com professores da Educação Básica, de escolas da rede pública do Norte de Minas Gerais, que ministram aulas nas séries finais do ensino fundamental e/ou no ensino médio. Serve, também, de guia e material didático para que cursos de formação docente possam usar esse conteúdo para o ensino de conceitos básicos relacionados à temática indígena, à educação e à tecnologia em instituições educacionais. O curso proposto possui uma carga horária de 40 h, sendo 24 h presenciais e 16 horas a distância. Entretanto, pode também ser realizado apenas remotamente (on-line). O currículo do curso é organizado por temas específicos que se agrupam em três núcleos (núcleo básico, específico e complementar). Dessa forma, o Guia Metodológico foi construído em duas partes. A primeira apresenta a estrutura do curso e a metodologia aplicada, enquanto a segunda apresenta os materiais e planos de aula desenvolvidos para aplicação e uso no curso. Nesse Guia também é apresentado e oferecido o Sistema “Palavras Indígenas” de modo a demonstrar como os recursos tecnológicos podem ser utilizados para a aprendizagem, a preservação, o armazenamento e o compartilhamento de línguas indígenas. Espera-se que este produto possa auxiliar as instituições educacionais a introduzirem o uso das TIC’s no processo de ensino-aprendizagem tornando as aulas mais interativas, proporcionando o letramento digital aos professores e, ao mesmo tempo, capacitando esses docentes para usar as tecnologias como recursos para obter informações e conhecimentos referentes à história e à cultura indígena brasileira. O presente Guia e Curso teve como inspiração e base para sua produção a etnia Xakriabá, uma vez que um dos autores, Dener Guedes Mendonça, trabalhou durante a construção desse material como Analista Educacional em 10 escolas estaduais indígenas dessa etnia. O curso proposto pode ainda ser adaptado, reformulado e atualizado de acordo com as necessidades de formação docente, podendo ser embasado em outras etnias de forma a conhecer as muitas realidades que se apresentam nas comunidades indígenas existentes, bastando para isso mudar o foco das pesquisas a serem realizadas durante o curso e uso do guia. Os Autores | - |
Tamanho: dc.format.extent | 7.358 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guia Metodológico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | História e Cultura Indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise Textual Discursiva | - |
Título: dc.title | Guia Metodológico - Formação Continuada de Professores da Educação Básica: ensino da história e cultura indígena brasileira por meio das tecnologias | - |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
GUIA METODOLOGICO 2021 .pdf | Produto Educacional Mestrado Profissional - ProfEPT | 6,18 MB | /bitstream/capes/602256/2/GUIA METODOLOGICO 2021 .pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons