Guia Metodológico - Formação Continuada de Professores da Educação Básica: ensino da história e cultura indígena brasileira por meio das tecnologias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minais Gerais – Campus Montes-
Autor(es): dc.contributor.authorMendonça, Dener Guedes-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Ramony Maria da Silva Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-21T14:09:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-21T14:09:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherInclusão do Produto Educacional (Guia Metodológico) na Plataforma Educapes-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602256-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Metodológico é resultado da pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, cujo objetivo foi a oferta de um curso de curta duração de formação continuada de professores da educação básica, no uso das tecnologias da informação e comunicação – TIC’s para promover o ensino da história e cultura indígena brasileira. A finalidade deste produto é apresentar a proposta de curso híbrido desenvolvido e aplicado com professores da Educação Básica, de escolas da rede pública do Norte de Minas Gerais, que ministram aulas nas séries finais do ensino fundamental e/ou no ensino médio. Serve, também, de guia e material didático para que cursos de formação docente possam usar esse conteúdo para o ensino de conceitos básicos relacionados à temática indígena, à educação e à tecnologia em instituições educacionais. O curso proposto possui uma carga horária de 40 h, sendo 24 h presenciais e 16 horas a distância. Entretanto, pode também ser realizado apenas remotamente (on-line). O currículo do curso é organizado por temas específicos que se agrupam em três núcleos (núcleo básico, específico e complementar). Dessa forma, o Guia Metodológico foi construído em duas partes. A primeira apresenta a estrutura do curso e a metodologia aplicada, enquanto a segunda apresenta os materiais e planos de aula desenvolvidos para aplicação e uso no curso. Nesse Guia também é apresentado e oferecido o Sistema “Palavras Indígenas” de modo a demonstrar como os recursos tecnológicos podem ser utilizados para a aprendizagem, a preservação, o armazenamento e o compartilhamento de línguas indígenas. Espera-se que este produto possa auxiliar as instituições educacionais a introduzirem o uso das TIC’s no processo de ensino-aprendizagem tornando as aulas mais interativas, proporcionando o letramento digital aos professores e, ao mesmo tempo, capacitando esses docentes para usar as tecnologias como recursos para obter informações e conhecimentos referentes à história e à cultura indígena brasileira. O presente Guia e Curso teve como inspiração e base para sua produção a etnia Xakriabá, uma vez que um dos autores, Dener Guedes Mendonça, trabalhou durante a construção desse material como Analista Educacional em 10 escolas estaduais indígenas dessa etnia. O curso proposto pode ainda ser adaptado, reformulado e atualizado de acordo com as necessidades de formação docente, podendo ser embasado em outras etnias de forma a conhecer as muitas realidades que se apresentam nas comunidades indígenas existentes, bastando para isso mudar o foco das pesquisas a serem realizadas durante o curso e uso do guia. Os Autores-
Tamanho: dc.format.extent7.358 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectGuia Metodológico-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuada-
Palavras-chave: dc.subjectHistória e Cultura Indígena-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Textual Discursiva-
Título: dc.titleGuia Metodológico - Formação Continuada de Professores da Educação Básica: ensino da história e cultura indígena brasileira por meio das tecnologias-
Tipo de arquivo: dc.typecurso-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientada-
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
GUIA METODOLOGICO 2021 .pdfProduto Educacional Mestrado Profissional - ProfEPT6,18 MBPDF/bitstream/capes/602256/2/GUIA METODOLOGICO 2021 .pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons