
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | SOARES, GIOVANE THOMAZINI | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | PASSADOR, JOÃO LUIZ | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-19T11:22:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-19T11:22:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-19 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602160 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Paradigmas são estruturas geradoras de teorias; a aceitação e o comprometimento com um paradigma são necessários para a prática científica. Assim, paradigmas permeiam toda a ciência e demonstram significativa importância para a prática e compreensão dela. Nesse contexto, desvendar a definição, propriedades e processos de paradigmas é um dos dois centrais objetivos desse livro. Tal desvendamento dá-se por descrição teórica de paradigmas e, especialmente, por demonstração de batalha paradigmática. É possível vislumbrar a última como fenômeno que marca significativa parte da história de toda a ciência pós Revolução Científica. Tal batalha ocorre entre dois paradigmas: o Paradigma Cartesiano-Newtoniano (PCN) e o Paradigma de Visão de Mundo Holística (PVMH). Na descrição dessa batalha, são apresentadas diversas concepções e teorias associadas a ambos os paradigmas, com foco para o PVMH. Essa descrição constrói arcabouço teórico útil para a prática científica em vasta diversidade e abrangência de áreas do saber. Esse arcabouço é útil para compreender estruturas conectivas de moléculas, redes sociais, propagação de doenças, fluxos comerciais, sistemas vivos, dentro outros elementos e fenômenos. A apresentação desse arcabouço, conjuntamente com os benefícios atrelados a isso, constitui-se como o segundo grande objetivo do livro. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Paradigma | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cartesiano-newtoniano | pt_BR |
| Título: dc.title | Batalha paradigmática: O confronto entre o paradigma cartesiano-newtoniano e o paradigma de visão de mundo holística (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: