
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | VALIATI, Driele | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CARMO, Alex Bellucco do | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-17T17:59:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-17T17:59:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional PPGECMT_Driele Valiati | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602135 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Resultado de uma pesquisa para verificar o engajamento dos estudantes ao debaterem sobre os impactos na flora e na fauna durante as enchentes. Essa sequência de ensino investigativa apresenta-se como uma sequência de atividades investigativas que contribui com a discussão da temática Ecologia no formato de aulas online ou presenciais. Ela foi planejada para tratar de uma questão problema principal “Como reduzir os impactos na flora e fauna das margens do Rio Itajaí-Açú causado pelas enchentes em Rio do Sul?” e de três problemas anexos denominados de ciclos de investigação. Cada ciclo é composto por quatro etapas de discussões e reflexões: etapa de orientação; etapa de conceitualização, etapa de estudo sistemático e etapa de conclusão. Durante os debates, em cada etapa, o professor será orientado quanto a utilização de questionamentos que podem ser realizados para instigar os estudantes a participarem da atividade, indicamos também recursos didáticos, pedagógicos e tecnológicos e propomos orientações de como avaliar o estudante baseado no seu engajamento. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3337 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino por Investigação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência de Ensino Investigativa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ecologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Engajamento | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
| Título: dc.title | Os impactos na flora e na fauna durante as enchentes têm solução? | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PPGECMT | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Biologia | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto Educacional PPGECMT_Driele Valiati.pdf | 3.34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602135/2/Produto Educacional PPGECMT_Driele Valiati.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons