APRENDIZAGEM E DOUTRINAÇÃO

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Autor(es): dc.contributorUniversidad Internacional Iberoamericana - UNINI Puerto Rico (UNINI)-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Moisés Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-15T16:40:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-15T16:40:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/562-
identificador: dc.identifier.other562 -aprendizagem-e-doutrinação-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602089-
Resumo: dc.description.abstractTodo o ser que aprende escolhe seu estilo de aprendizagem a partir de duas fontes a princípio: que flui do inato/indivíduo ou vem do empírico/meio. O aprimoramento dos estilos de aprendizagem crescerá no espiral ascendente da movimentação de recursos cognitivos de Piaget (ego) que, por sua vez, dependerá da significação dos resultados desse processamento (movimentação) que de um lado se converterá nos assunçores de Ausubel (Superego) por adquirirem uma moral e/ou juízo de valor verdadeiro à equilibração das tríades psicomotora (cognição/ motricidade/ afetividade); psicanalítica (id/ ego/ superego) e morfológica (Lobos do Telencéfalo/ Sistema Límbico/ Sistema Nervoso Central) que se equipara a equilibração-pós-perturbação e, portanto, verdadeiro ao inato ou em transtornos na falta dessa equilibração e, portanto não verdadeiro ao inato; do outro lado se tornarão em simples placas informativas indicando uma possibilidade de significado para um empírico real na melhor das hipóteses ou, esquizofrênico e/ou neurótico na pior delas. Segundo Wallon a dimensão afetiva da tríade psicomotora é que principia a equilibração ou desequilibração do ser cognoscente. “A sensibilidade tem um nível afetivo e outro cognitivo, assim como a motricidade e a linguagem. A revolução orgânica provocada pela emoção se apresenta nas sensações: viscerais, metabólicas, respiratórias, diminuição da acuidade da percepção do exterior [...]”. O problema do artigo é: Wallon estaria certo? O que justifica a pesquisa.-
Tamanho: dc.format.extent79K-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTríade psicomotora-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTríade morfológica-
Palavras-chave: dc.subjectPsicopedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectTríade psicanalítica-
Palavras-chave: dc.subjectDoutrinação-
Palavras-chave: dc.subjectEmoções cognoscentes-
Título: dc.titleAPRENDIZAGEM E DOUTRINAÇÃO-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseDoutorado em educação-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePsicopedagogia - Formação de Professores-
Vinculação:: dc.uab.SNuab-
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