Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Deborah, Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Queiroz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-10T18:34:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-10T18:34:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Memória da Resistência à Ditadura Militar Brasileira: guia para utilização de filmes em sala de aula | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601954 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação teve como objetivo a confecção de um material auxiliar para o professor, do ensino médio, trabalhar com o tema da ditadura militar brasileira, através de filmes, curtas e médias metragens, em sala de aula. O trabalho de pesquisa apresenta um vasto panorama sobre o tema da resistência à ditadura militar brasileira, extratado dos Relatórios Finais da Comissão Nacional da Verdade (CNV), sendo que muitos documentos estão diretamente relacionados aos protagonistas do curta-metragem “15 Filhos”, de Marta Nehring e Maria de Oliveira, que é o filme utilizado para a elaboração do guia para a análise fílmica em sala de aula; este é o produto final da presente pesquisa. Tendo como premissa básica a questão de como são construídas, conformadas, as representações recorrentes que transparecem no imaginário coletivo e/ou social, pertinentes ao tema, a dissertação apresenta o conceito de “representação cristalizada”, demonstrando os muitos momentos em que elas se concretizam enquanto lugares-comuns no tratamento do tema, no que tange às mídias em geral. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,42 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ditadura Militar Brasileira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Comissão da Verdade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Título: dc.title | Memória da Resistência à Ditadura Militar Brasileira: guia para utilização de filmes em sala de aula | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons