Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Roraima | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Paloma Mota Mateus de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Régia Chacon Pessoa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-06T02:17:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-06T02:17:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601861 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia é um recorte da dissertação de mestrado da linha “Métodos Pedagógicos e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências” do Programa de Pós- graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima – UERR, intitulado por: A experimentação aliada a resolução de problemas no ensino de soluções fundamentada na teoria da aprendizagem significativa, para estudantes da 2ª série do ensino médio de uma escola pública da cidade de boa vista/RR. A pesquisa teve por objetivo principal buscar entender de que maneira, a articulação da experimentação à resolução de problemas em uma sequência didática, pode contribuir para uma aprendizagem significativa do conteúdo de soluções com estudantes da 2ª série do ensino médio regular do Colégio Militarizado Profª Elza Breves de Carvalho. Após a realização da sequência didática ficou evidente que ocorreu indícios de aprendizagem significativa uma vez que foram alcançados bons resultados, pois as atividades atuaram como materiais potencialmente significativos para a promoção da aprendizagem. Como produto educacional desta pesquisa, foi produzido este guia didático onde apresentamos cada etapa das atividades, bem como objetivos de cada uma delas. Este guia servirá de subsídio teórico-metodológico para o professor da educação da rede pública ou privada, para que o mesmo tenha o suporte de como articular a experimentação à resolução de problemas para o ensino de química. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de Problemas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
Título: dc.title | GUIA DIDÁTICO: PARA A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO ARTICULADA À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS E QUÍMICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO ESTUDO DE SOLUÇÕES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto-Educacional-2019-Paloma-Mota.pdf | 839.14 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601861/2/Produto-Educacional-2019-Paloma-Mota.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons