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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Kokkonen, Roselaine Luzitana Fracalossi | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Xênia de Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-05T07:00:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-05T07:00:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Final Roselaine com ISBN | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601834 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A inclusão educacional da pessoa com TEA, considerado tema recente, tem se apresentado como desafio nas escolas regulares de ensino, devido à grande variabilidade de características que impedem uma padronização das ações educativas. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo comparativo das políticas e ações de inclusão educacional de estudantes autistas desenvolvidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Porto Velho Calama, pela Associação de Pais e Amigos do Autista de Rondônia (AMA/RO) e pela Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC/RO). O método empregado foi o da Pesquisa-ação. A aquisição dos dados foi realizada a partir de comunicação oficial às instituições investigadas, que cederam os documentos ocultando, previamente, as informações pessoais dos estudantes. As análises foram desenvolvidas com lastro em literaturas concernentes ao tema da inclusão escolar, e as informações e reflexões realizadas serviram de base para a construção e aplicação do produto educacional: Curso de Formação Inicial Agente de Inclusão Educacional de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que teve como público-alvo professores, cuidadores/profissionais de apoio escolar, estudantes de pedagogia, familiares de pessoa com TEA e comunidade em geral interessada pelo tema. Dentre os resultados alcançados, informa-se que as instituições investigadas têm buscado atender às necessidades de inclusão desse público específico, observam as diretrizes nacionais acerca do assunto e mesmo as recomendações de estudos científicos. Contudo, necessitam ampliar as oportunidades de formação de seus quadros de servidores, de modo a mais bem capacitá-los para o trabalho pedagógico inclusivo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.92 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino. Inclusão. Transtorno do Espectro Autista. | pt_BR |
Título: dc.title | INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA, DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DO AUTISTA DE RONDÔNIA E DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE RONDÔNIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Organização e Memórias de espaços pedgógicos na EPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação final Roselaine com ISBN.pdf | 4,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601834/2/Dissertação final Roselaine com ISBN.pdfDownload |
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