INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA, DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DO AUTISTA DE RONDÔNIA E DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE RONDÔNIA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKokkonen, Roselaine Luzitana Fracalossi-
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa, Xênia de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-05T07:00:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-05T07:00:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-05-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Final Roselaine com ISBNpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601834-
Resumo: dc.description.abstractA inclusão educacional da pessoa com TEA, considerado tema recente, tem se apresentado como desafio nas escolas regulares de ensino, devido à grande variabilidade de características que impedem uma padronização das ações educativas. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo comparativo das políticas e ações de inclusão educacional de estudantes autistas desenvolvidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Porto Velho Calama, pela Associação de Pais e Amigos do Autista de Rondônia (AMA/RO) e pela Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC/RO). O método empregado foi o da Pesquisa-ação. A aquisição dos dados foi realizada a partir de comunicação oficial às instituições investigadas, que cederam os documentos ocultando, previamente, as informações pessoais dos estudantes. As análises foram desenvolvidas com lastro em literaturas concernentes ao tema da inclusão escolar, e as informações e reflexões realizadas serviram de base para a construção e aplicação do produto educacional: Curso de Formação Inicial Agente de Inclusão Educacional de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que teve como público-alvo professores, cuidadores/profissionais de apoio escolar, estudantes de pedagogia, familiares de pessoa com TEA e comunidade em geral interessada pelo tema. Dentre os resultados alcançados, informa-se que as instituições investigadas têm buscado atender às necessidades de inclusão desse público específico, observam as diretrizes nacionais acerca do assunto e mesmo as recomendações de estudos científicos. Contudo, necessitam ampliar as oportunidades de formação de seus quadros de servidores, de modo a mais bem capacitá-los para o trabalho pedagógico inclusivo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.92 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino. Inclusão. Transtorno do Espectro Autista.pt_BR
Título: dc.titleINCLUSÃO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA, DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DO AUTISTA DE RONDÔNIA E DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE RONDÔNIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrganização e Memórias de espaços pedgógicos na EPTpt_BR
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