Caderno de práticas: Ensino sobre artrópodes na educação básica (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorGraffunder, Karine Gehrke-
Autor(es): dc.contributor.authorCamillo, Cíntia Moralles-
Autor(es): dc.contributor.authorPires, Fabiana Lasta Beck-
Autor(es): dc.contributor.authorMüller, Gerson Azulim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-04T14:40:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-04T14:40:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-02-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601815-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem por finalidade descrever as atividades desenvolvidas durante o Estágio Curricular Supervisionado, vinculado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi, no ano de 2017, em um período de 20 horas. Por meio deste, busca-se contribuir para a formação e atuação de professores-pesquisadores criativos, críticos e reflexivos nos componentes de Ciências Naturais da Educação Básica. As atividades foram realizadas em uma turma de 7º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Agostinha Dill, localizada no município de Condor, Rio Grande do Sul. Intitulado “Caderno de Práticas: Ensino sobre artrópodes na Educação Básica”, este trabalho foi desenvolvido a partir de um plano de ensino com o tema artrópodes. A abordagem ocorreu por meio de um conjunto de dez planos de aula. Perante ao exposto, inicialmente apresenta-se ao leitor uma reflexão sobre o atual cenário do Ensino de Ciências (EC), a fim de discutir a importância de um planejamento contextualizado e flexível que permita ao docente refletir, construir e reconstruir as concepções de sua própria prática. Em sequência, ocorre a descrição do Plano de Ensino, o qual está estruturado em unidade temática; justificativa; conteúdo; objetivo geral e específicos; cronograma; procedimentos metodológicos; recursos didáticos e avaliação. Os Planos de Aula são constituídos por período/tempo; conteúdo; objetivos específicos; procedimentos metodológicos (planejamento em três momentos); recursos didáticos; avaliação; resultados da aplicação e referências. Por fim, as considerações finais contam com apontamentos sobre as atividades desenvolvidas e experiências obtidas no estágio, seguidas pelas referências. Com intuito de elucidar os componentes deste trabalho, foi sistematizado um mapa organizacional, o qual é apresentado a seguir.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleCaderno de práticas: Ensino sobre artrópodes na educação básica (Atena Editora)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Livros digitais