Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | SAIORON, ISABELA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RAMOS, FLÁVIA REGINA SOUZA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SCHNEIDER, DULCINÉIA GHIZONI | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-04T14:34:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-04T14:34:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-03 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601814 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Prezado professor, Este e-book é uma ferramenta educacional, de caráter coadjuvante à educação éticomoral de estudantes da graduação de enfermagem. Seu objetivo é auxiliar os docentes de enfermagem, e de outras profissões da saúde, no desenvolvimento de disciplinas e/ou atividades que visem à educação ética e moral. Ela representa uma contribuição de aplicação ou tradução de conhecimento produzido na tese de doutoramento intitulada “EDUCAÇÃO ÉTICO-MORAL NA FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM: PROPOSIÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA”, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Suas bases teóricas partem de contributos da Neuroeducacão, fundamentos da Bioética Narrativa, Padrões de Conhecimento de Bárbara Carper e, também, de dados obtidos em estudo empírico, com docentes e discentes de enfermagem. Busca, assim, fomentar possibilidades metodológicas fundamentadas para apoiar professores no cotidiano acadêmico voltado para a educação ética e moral. Assim, foram selecionados diversos recursos que podem ser usados no ensino profissional em saúde, na tarefa da educação moral e/ou ensino da ética/bioética. Esta obra não pretende abarcar as muitas e importantes temáticas que envolvem esta dimensão da formação ou, mesmo, a profundidade de abordagem delas, mas sim possibilitar a elaboração de sua própria contribuição à formação ética e moral dos seus graduandos. Assim sendo, a EducETIC possui tópicos dispostos em partes sintéticas e apresenta ideias/sugestões fáceis e flexíveis de possíveis experiências educacionais que você poderá aplicar ou se inspirar na elaboração de suas próprias metodologias. Os critérios para a seleção desses exemplos foram a fácil acessibilidade, a possibilidade de utilização em sala de aula e a flexibilidade, ou seja, que pudessem ser adaptados face a diferentes necessidades e motivar apropriações e novas construções. Espera-se que esta ferramenta possa auxiliar você, seus colegas e seus estudantes a atuar frente a questões morais e éticas no âmbito da profissão e das práticas de saúde. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Proposições | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
Título: dc.title | Ferramenta EducETIC: Proposições para a educação ético-moral na formação profissional em enfermagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: