Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Carina Cruz do Nascimento de Amorim, Francisco Vanderlei Ferreira da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-03T18:06:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-03T18:06:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601759 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação é o resultado de pesquisa realizada em nove comunidades quilombolas situadas nos territórios baianos do Piemonte da Diamantina, Piemonte Norte do Itapicuru, Baixo Sul, Litoral Sul, Médio Rio de Contas e Recôncavo. Desta forma, este estudo teve como objetivo compreender como acontece o processo de implementação da educação quilombola nas escolas de Ensino Médio para assim contribuir com a construção de uma proposta de Educação Profissional e Tecnológica Quilombola que promova uma formação integral e intercultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa embasada pelo método da pesquisa-ação, em que o objeto de estudo foi pensado a partir da minha vivência pessoal e profissional dentro da Comunidade Quilombola de São Tomé. A pesquisa contou com a participação de diretores, coordenadores, professores, lideranças de várias comunidades, assim como de um representante da Secretaria de Educação do Estado da Bahia que desenvolve um trabalho junto aos quilombos. A coleta de dados aconteceu por meio de reuniões, entrevistas, conversas informais e questionários abertos. A análise dos dados coletados seguiu a técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. Os resultados demonstram a preocupação e desejo dos participantes com a promoção de uma educação quilombola que trabalhe com a história e cultura das comunidades, porém algumas encontram dificuldades para reconstruir o currículo oficial dos estabelecimentos de ensino e ainda priorizam os conteúdos baseados em uma história única, que silencia as culturas historicamente subalternizadas, ficando presa aos livros didáticos. Algumas causas são apontadas como desafios para essa implementação: A imagem negativa ainda presente em muitas comunidades que não se autodeclaram quilombolas, falta de formação para todos os profissionais que trabalham nas escolas quilombolas, resistência por parte dos estudantes e alguns professores em trabalhar a questão racial, carência de materiais para trabalhar as questões étnico-raciais com todos os estudantes. Importante destacar que apenas uma das escolas participantes já consegue efetivar esse trabalho de forma significativa e que nas outras já aparecem algumas iniciativas individuais e pontuais que trazem a cultura e história da comunidade para o espaço escolar a fim de contribuir com o processo de valorização e autoafirmação enquanto quilombola. Diante das análises foi possível elencar elementos para elaboração de um ebook contendo aspectos culturais das comunidades, tendo como propósito contribuir com a prática em sala de aula, indo também além do espaço escolar, trazendo assuntos pertinentes para auxílio da docência e construção de uma educação profissional quilombola intercultural. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,37 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Quilombola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação intercultural | pt_BR |
Título: dc.title | Educação Profissional e Tecnológica Quilombola: Uma proposta para formação integral e intercultural | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA- PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MULTIDISCIPLINAR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação versão final.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601759/1/Dissertação versão final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: