Educação Profissional e Tecnológica Quilombola: Uma proposta para formação integral e intercultural

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarina Cruz do Nascimento de Amorim, Francisco Vanderlei Ferreira da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-03T18:06:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-03T18:06:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601759-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação é o resultado de pesquisa realizada em nove comunidades quilombolas situadas nos territórios baianos do Piemonte da Diamantina, Piemonte Norte do Itapicuru, Baixo Sul, Litoral Sul, Médio Rio de Contas e Recôncavo. Desta forma, este estudo teve como objetivo compreender como acontece o processo de implementação da educação quilombola nas escolas de Ensino Médio para assim contribuir com a construção de uma proposta de Educação Profissional e Tecnológica Quilombola que promova uma formação integral e intercultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa embasada pelo método da pesquisa-ação, em que o objeto de estudo foi pensado a partir da minha vivência pessoal e profissional dentro da Comunidade Quilombola de São Tomé. A pesquisa contou com a participação de diretores, coordenadores, professores, lideranças de várias comunidades, assim como de um representante da Secretaria de Educação do Estado da Bahia que desenvolve um trabalho junto aos quilombos. A coleta de dados aconteceu por meio de reuniões, entrevistas, conversas informais e questionários abertos. A análise dos dados coletados seguiu a técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. Os resultados demonstram a preocupação e desejo dos participantes com a promoção de uma educação quilombola que trabalhe com a história e cultura das comunidades, porém algumas encontram dificuldades para reconstruir o currículo oficial dos estabelecimentos de ensino e ainda priorizam os conteúdos baseados em uma história única, que silencia as culturas historicamente subalternizadas, ficando presa aos livros didáticos. Algumas causas são apontadas como desafios para essa implementação: A imagem negativa ainda presente em muitas comunidades que não se autodeclaram quilombolas, falta de formação para todos os profissionais que trabalham nas escolas quilombolas, resistência por parte dos estudantes e alguns professores em trabalhar a questão racial, carência de materiais para trabalhar as questões étnico-raciais com todos os estudantes. Importante destacar que apenas uma das escolas participantes já consegue efetivar esse trabalho de forma significativa e que nas outras já aparecem algumas iniciativas individuais e pontuais que trazem a cultura e história da comunidade para o espaço escolar a fim de contribuir com o processo de valorização e autoafirmação enquanto quilombola. Diante das análises foi possível elencar elementos para elaboração de um ebook contendo aspectos culturais das comunidades, tendo como propósito contribuir com a prática em sala de aula, indo também além do espaço escolar, trazendo assuntos pertinentes para auxílio da docência e construção de uma educação profissional quilombola intercultural.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,37 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Quilombolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação interculturalpt_BR
Título: dc.titleEducação Profissional e Tecnológica Quilombola: Uma proposta para formação integral e interculturalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA- PROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMULTIDISCIPLINARpt_BR
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