Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Carmem Betty Batista | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mont'Alvão Júnior, Arnaldo Pinheiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-03T17:30:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-03T17:30:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | GUIA ORIENTATIVO PARA A SELEÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL-Versão Final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601757 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho teve como objetivo analisar o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, à luz dos editais de seleção anual. Tal estudo buscou evidenciar se o edital de seleção anual da Assistência Estudantil vem acarretando dificuldades à participação do estudante no processo seletivo e se há, diante das exigências do edital, morosidade no processo e consequentemente excesso de trabalho da equipe de seleção. O trabalho seguiu a abordagem qualitativa, de natureza aplicada e de caráter descritivo, fundamentando-se nos procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. Para o alcance do objetivo, além do estudo dos editais dos anos de 2018 e 2019, foi aplicado um questionário semiestruturado, via Google Forms aos estudantes participantes da seleção nesses anos e às Assistentes Sociais, responsáveis pela seleção do IFMS. Na leitura dos resultados, verificou-se que grande parte dos estudantes, que tiveram sua inscrição indeferida, foi pela não apresentação correta da documentação exigida em item de edital. A maioria deles não lê o edital na íntegra, e o considera complexo e burocrático, não entendendo, por muitas vezes o que é exigido na comprovação documental da vulnerabilidade econômica. Já as Assistentes Sociais relatam que o item documentação é difícil de ser compreendido pelos estudantes e classificam como a principal consequência do indeferimento da inscrição no processo. Com isso, foi elaborado um guia orientativo referente ao item do edital ‘documentação’, visando auxiliar os estudantes a entender e cumprir corretamente as exigências editalícias. A intenção é disponibilizar esse produto Educacional (Guia) como suporte ao edital, nas próximas seleções. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.694 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Auxílio; Permanência e êxito, Política Pública. | pt_BR |
Título: dc.title | Guia para orientação sobre a documentação a apresentar na seleção da assistência estudantil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
GUIA ORIENTATIVO PARA A SELEÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL-Versão Final.pdf | Arquivo PDF | 4,69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601757/2/GUIA ORIENTATIVO PARA A SELEÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL-Versão Final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons