Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Jordana Vilela | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Júlio César | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-03T17:22:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-03T17:22:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA DESENVOLVER LÓGICA COMPUTACIONAL UTILIZANDO A PLATAFORMA CODE.ORG | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601756 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A partir da investigação de como o pensamento computacional como metodologia ativa de ensino de introdução à lógica computacional contribui com a formação integral dos estudantes de uma turma de ensino técnico de informática integrado ao médio em um campus do Instituto Federal no interior de Goiás, esta sequência didática, baseada no pensamento computacional, propôs uma metodologia ativa de ensino de introdução à lógica computacional. O tema foi delimitado a resolução de problemas. A finalidade da proposta foi desenvolver lógica a partir de uma metodologia ativa utilizando o pensamento computacional. A Sequência Didática (SD) foi planejada para ser aplicada junto à disciplina de Lógica de Programação, Introdução à Lógica de Programação ou afins e também em projetos de Introdução ao Pensamento Computacional. Os conhecimentos prévios que o professor necessita para a aplicação da SD englobam Lógica Computacional e linguagem de programação em blocos. Já para o aluno espera-se que possua conhecimentos relacionados à utilização de tecnologias digitais para realização das atividades na plataforma utilizada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10,5 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lógica Computacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA DESENVOLVER LÓGICA COMPUTACIONAL UTILIZANDO A PLATAFORMA CODE.ORG | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons