Guia de Visitação para o AquaRio: uma proposta no âmbito da Educação Básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRey, Beatriz de Mello Carvalho Rey-
Autor(es): dc.contributor.authorSiqueira, Andréa Espinola de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-03T03:03:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-03T03:03:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-13-
identificador: dc.identifier.otherGuia de Visitação para o AquaRiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601743-
Resumo: dc.description.abstractOs espaços não formais de ensino são ambientes fora da escola, podendo ser institucionalizados ou não institucionalizados. Diversos espaços não formais de ensino são conhecidos e utilizados para ampliar o ensino e aprendizagem dos alunos, esses espaços podem ser Zoológicos, Museus, Aquários e outros. Um dos espaços não formais de ensino do estado do Rio de Janeiro é o Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio), que recebe inúmeras visitas escolares e público em geral, sendo uma ferramenta de tecnologia e educação. Este espaço com qualidade e fonte de conhecimento traz a necessidade de produção de materiais para estudo prévio do visitante, seja ele um profissional da Educação ou não, promovendo informação e direcionamento dentro deste. Nesse sentido a pesquisa objetivou construir um Guia de Visitação para o AquaRio, focando na descrição do espaço e disponibilizando informações sobre o conteúdo exposto, recintos e aquários. Também foi explorado ideias e sugestões para dinamizar possíveis aulas passeio dentro de cada espaço. Visando auxiliar os professores na construção de seus futuros planos de aulas, e consequentemente os alunos por meio das aulas, além de ser um material de apoio a visitantes interessados em conhecer o meio ambiente marinho e o espaço do AquaRio. A produção do guia contou com 15 visitas com ajuda do setor de Educação do AquaRio, que se tornou responsável pelo projeto na instituição. Nessas visitas foram levantados diversos dados sobre o aquário, como a rotina dos animais, divisões do aquário, Backstage, quarentena, biotério, laboratório, além da rotina dos biólogos em relação às atividades diárias. Nas visitas pôde-se acompanhar as visitas escolares em diversos dias e horários diferentes e com mediadores diferentes, permitindo observar as condutas e manobras diversas, de acordo com os mediadores do aquário. As observações e ocorrências foram registradas, ao longo de toda a coleta, em um diário de bordo. Após esse período de visitação foi realizada uma varredura das informações para produção do guia e adicionado pesquisas acerca das curiosidades e temáticas curriculares compatíveis com cada recinto e animal, reunindo e organizando de acordo com o circuito de visitação e disposição dos aquários e recintos, acrescentando as possíveis contribuições e sugestões. Espera se que, com o guia de visitação, possa auxiliar e promover maior interesse aos professores em realizar visitas em espaços não formais de ensino, principalmente do AquaRio, e ampliar o interesse dos alunos no meio ambiente marinho e ciências biológicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent199 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEspaço não formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAquáriopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBiologia Marinhapt_BR
Título: dc.titleGuia de Visitação para o AquaRio: uma proposta no âmbito da Educação Básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseCiências Biológicaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProjeto Finalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons