
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rey, Beatriz de Mello Carvalho Rey | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Siqueira, Andréa Espinola de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-03T03:03:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-03T03:03:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-13 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Guia de Visitação para o AquaRio | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601743 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Os espaços não formais de ensino são ambientes fora da escola, podendo ser institucionalizados ou não institucionalizados. Diversos espaços não formais de ensino são conhecidos e utilizados para ampliar o ensino e aprendizagem dos alunos, esses espaços podem ser Zoológicos, Museus, Aquários e outros. Um dos espaços não formais de ensino do estado do Rio de Janeiro é o Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio), que recebe inúmeras visitas escolares e público em geral, sendo uma ferramenta de tecnologia e educação. Este espaço com qualidade e fonte de conhecimento traz a necessidade de produção de materiais para estudo prévio do visitante, seja ele um profissional da Educação ou não, promovendo informação e direcionamento dentro deste. Nesse sentido a pesquisa objetivou construir um Guia de Visitação para o AquaRio, focando na descrição do espaço e disponibilizando informações sobre o conteúdo exposto, recintos e aquários. Também foi explorado ideias e sugestões para dinamizar possíveis aulas passeio dentro de cada espaço. Visando auxiliar os professores na construção de seus futuros planos de aulas, e consequentemente os alunos por meio das aulas, além de ser um material de apoio a visitantes interessados em conhecer o meio ambiente marinho e o espaço do AquaRio. A produção do guia contou com 15 visitas com ajuda do setor de Educação do AquaRio, que se tornou responsável pelo projeto na instituição. Nessas visitas foram levantados diversos dados sobre o aquário, como a rotina dos animais, divisões do aquário, Backstage, quarentena, biotério, laboratório, além da rotina dos biólogos em relação às atividades diárias. Nas visitas pôde-se acompanhar as visitas escolares em diversos dias e horários diferentes e com mediadores diferentes, permitindo observar as condutas e manobras diversas, de acordo com os mediadores do aquário. As observações e ocorrências foram registradas, ao longo de toda a coleta, em um diário de bordo. Após esse período de visitação foi realizada uma varredura das informações para produção do guia e adicionado pesquisas acerca das curiosidades e temáticas curriculares compatíveis com cada recinto e animal, reunindo e organizando de acordo com o circuito de visitação e disposição dos aquários e recintos, acrescentando as possíveis contribuições e sugestões. Espera se que, com o guia de visitação, possa auxiliar e promover maior interesse aos professores em realizar visitas em espaços não formais de ensino, principalmente do AquaRio, e ampliar o interesse dos alunos no meio ambiente marinho e ciências biológicas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 199 páginas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Espaço não formal | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aquário | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia Marinha | pt_BR |
| Título: dc.title | Guia de Visitação para o AquaRio: uma proposta no âmbito da Educação Básica | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Projeto Final | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Guia de Visitação para o AquaRio- Monografia.pdf | 24,49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601743/2/Guia de Visitação para o AquaRio- Monografia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons