OLHARES SOBRE O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFNMG – CAMPUS DIAMANTIN

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Claudiane Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-02T21:35:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-02T21:35:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Metodologia do documentáriopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601741-
Resumo: dc.description.abstractO ensino médio integrado à educação profissional técnica (EMIEPT) é a temática deste trabalho, que tem como objeto de estudo a integração curricular desenvolvida nessa forma de ensino, partindo da seguinte questão-problema: de que forma a integração curricular é desenvolvida nos cursos de EMIEPT? Este estudo tem por objetivo investigar a integração curricular, por meio de um currículo inovador proposto e implementado em um curso de ensino médio integrado à educação profissional técnica do IFNMG – Campus Diamantina, no sentido de levantar as conquistas e os desafios no processo de desenvolvimento desse currículo integrado. A pesquisa é de abordagem qualitativa e, quanto ao objetivo, descritiva, tendo o estudo de caso como procedimento metodológico. A trajetória envolveu uma revisão bibliográfica fundamentada, principalmente, nas contribuições de autores da corrente teórica do materialismo histórico-dialético. A coleta de dados baseou-se na análise documental do projeto pedagógico do curso de ensino médio integrado à educação profissional técnica em informática do IFNMG – Campus Diamantina, e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com servidores que atuam no curso em questão. A discussão e a interpretação dos dados coletados foram feitas por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram um curso organizado com o objetivo de superar a fragmentação curricular. Nesse aspecto, consta na matriz do projeto pedagógico um eixo que tem a função de realizar essa integração: o Núcleo Integrador. A integração, na prática curricular, do ensino técnico com o médio, bem como das diversas áreas do conhecimento, ainda precisa ser mais bem implementada, sendo a operacionalização do projeto, assim como a construção de espaços que promovam o diálogo para a materialização da integração, um desafio ainda a ser superado. Os profissionais veem no inovador projeto uma possibilidade de reinvenção da prática de ensino, com a possibilidade de criar e de ofertar unidades curriculares dinâmicas e inovadoras para o Núcleo Integrador. A partir dos resultados apresentados, foi elaborado e aplicado um produto educacional — um documentário —, que se propôs a ser um veículo de reflexão para possíveis ações institucionais de acompanhamento desse currículo inovador pelo Campus Diamantina.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,25MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio integrado. Educação Profissional e Tecnológica. Integração curricular. IFNMG. Campus Diamantina.pt_BR
Título: dc.titleOLHARES SOBRE O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFNMG – CAMPUS DIAMANTINpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons