Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Claudiane Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-02T21:35:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-02T21:35:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Metodologia do documentário | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601741 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino médio integrado à educação profissional técnica (EMIEPT) é a temática deste trabalho, que tem como objeto de estudo a integração curricular desenvolvida nessa forma de ensino, partindo da seguinte questão-problema: de que forma a integração curricular é desenvolvida nos cursos de EMIEPT? Este estudo tem por objetivo investigar a integração curricular, por meio de um currículo inovador proposto e implementado em um curso de ensino médio integrado à educação profissional técnica do IFNMG – Campus Diamantina, no sentido de levantar as conquistas e os desafios no processo de desenvolvimento desse currículo integrado. A pesquisa é de abordagem qualitativa e, quanto ao objetivo, descritiva, tendo o estudo de caso como procedimento metodológico. A trajetória envolveu uma revisão bibliográfica fundamentada, principalmente, nas contribuições de autores da corrente teórica do materialismo histórico-dialético. A coleta de dados baseou-se na análise documental do projeto pedagógico do curso de ensino médio integrado à educação profissional técnica em informática do IFNMG – Campus Diamantina, e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com servidores que atuam no curso em questão. A discussão e a interpretação dos dados coletados foram feitas por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram um curso organizado com o objetivo de superar a fragmentação curricular. Nesse aspecto, consta na matriz do projeto pedagógico um eixo que tem a função de realizar essa integração: o Núcleo Integrador. A integração, na prática curricular, do ensino técnico com o médio, bem como das diversas áreas do conhecimento, ainda precisa ser mais bem implementada, sendo a operacionalização do projeto, assim como a construção de espaços que promovam o diálogo para a materialização da integração, um desafio ainda a ser superado. Os profissionais veem no inovador projeto uma possibilidade de reinvenção da prática de ensino, com a possibilidade de criar e de ofertar unidades curriculares dinâmicas e inovadoras para o Núcleo Integrador. A partir dos resultados apresentados, foi elaborado e aplicado um produto educacional — um documentário —, que se propôs a ser um veículo de reflexão para possíveis ações institucionais de acompanhamento desse currículo inovador pelo Campus Diamantina. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,25MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio integrado. Educação Profissional e Tecnológica. Integração curricular. IFNMG. Campus Diamantina. | pt_BR |
Título: dc.title | OLHARES SOBRE O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFNMG – CAMPUS DIAMANTIN | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional - Claudiane Costa.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601741/2/Produto educacional - Claudiane Costa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons