Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Roraima | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Luciene Nunes da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Delgado, Oscar Tintorer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-01T14:09:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-01T14:09:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Jogo “Trilhando na Geometria Espacial”, fundamentada na Teoria de Galperin, nos estudantes da 2ª Série do Ensino Médio da Escola Agrotécnica da UFRR | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601722 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional é parte integrante da pesquisa realizada na dissertação de mestrado do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências, intitulado como: Resolução de Problemas no processo de aprendizagem através do Jogo “Trilhando na Geometria Espacial”, fundamentada na Teoria de Galperin, nos estudantes da 2ª série do Ensino Médio da Escola Agrotécnica da UFRR. Apresenta-se neste texto, uma proposta didática para atuação do professor de Matemática em sala de aula, direcionada a estudantes de 2ª série do Ensino Médio. Vale ressaltar que para a utilização da presente proposta didática, deve ser levado em consideração o contexto particular da sua aplicação, para que assim, o professor possa acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do estudante por meio de instrumentos colaboradores do processo de assimilação de conceitos. A Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), traz nas competências especificas de matemática do Ensino Médio, a utilização de estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos, em seus diversos campos de conhecimento, para assim interpretar, construir modelos e resolver problemas em diversos contextos, analisando a plausibilidade dos resultados e a adequação das soluções propostas, de modo a construir argumentação consistente. Nesse sentido, dentre os conteúdos de matemática, que geralmente são ministrados no ensino médio, o conteúdo de Geometria Espacial será o foco do nosso trabalho, especificamente nos sólidos geométricos (Prismas, Pirâmides, Cilindro, Cone e Esfera). A proposta é formada por uma sequência de atividades para o ensino Geometria Espacial, a partir de resolução de problemas, utilizando a Atividade de Situações Problemas como metodologia de ensino auxiliada com jogo como, recurso didático. Buscando mais subsídios no planejamento das atividades, para e assim obter êxito no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, em desenvolver pouco a pouca a autonomia de assimilar conceitos, é necessário o conhecimento de algumas teorias de ensino. Dentro dessa perspectiva, onde existem tantas teorias que buscam explicar esse caminho do ensino-aprendizagem, opta-se pela Teoria de Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin, pela Teoria de Direção da Atividade de Estudo de Talízina, todas têm origem na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, Luria e Leóntiev formadores da psicologia soviética. Dessa forma, o objetivo dessa proposta é fornecer ao professor de Matemática, um modelo educacional a partir da efetivação da Base Orientadora da Ação para aprendizagem de Geometria Espacial, utilizando a Atividade de Situações Problemas através de Jogo fundamentada na Teoria de Formação das Etapas de Galperin. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação por etapas das ações mentais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade de Situações Problema | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria Espacial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo | pt_BR |
Título: dc.title | Atividade de Situações Problema através do Jogo “Trilhando na Geometria Espacial”: produto educacional | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Dissertação_LucieneNunes.pdf | Jogo | 3,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601722/2/Produto_Dissertação_LucieneNunes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons