Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santana, Valdinei | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Soares Filho, Evaldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-02T21:26:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-02T21:26:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Esportes adpatados | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601711 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material é um produto educacional resultado de uma pesquisa intitulada “Esportes Adaptados e Inclusão de deficientes visuais nas aulas de Educação Física”, desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, ofertada no Campus Belém do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Estado do Pará. A proposta se constitui em uma sequência didática elaborada a partir de experiências e vivências práticas de duas modalidades esportivas adaptadas para pessoas com deficiência visual que são o Futebol de 5 e o Goalball. O objetivo é contribuir com o processo de inclusão nas aulas de Educação Física através da prática dos esportes adaptados assim como oferecer novas possibilidades de conteúdos para o desenvolvimento das aulas. Figura 1 - Apresentação do projeto para a turma. Fonte: arquivo da pesquisa, 2020. O conteúdo deste material está estruturado em nove encontros teórico pratico com seus objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos. A proposta está fundamentada na abordagem crítico superadora proposta por Coletivo de Autores (1992), e o processo de intervenção foi desenvolvido conforme esquema de sequência didática (SD) sugerido por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Espera-se que esse material possa contribuir com a temáticas em questão, melhorando o processo de ensino e criando possibilidades para o ensino da Educação Física no ensino médio integrado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Título: dc.title | Esportes adaptados e inclusão no Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Valdinei Santana.pdf | 5,12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601711/2/Produto Educacional - Valdinei Santana.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons