Resolvendo PROBLEMAS de ADIÇÃO e SUBTRAÇÃO para DESENVOLVER a CRIATIVIDADE das CRIANÇAS no ENSINO FUNDAMENTAL.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Roraimapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Vírginia Florêncio Ferreira de Alencar-
Autor(es): dc.contributor.authorDelgado, Oscar Tintorer-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-01T13:55:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-01T13:55:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-
identificador: dc.identifier.otherResolvendo PROBLEMAS de ADIÇÃO e SUBTRAÇÃO para DESENVOLVER a CRIATIVIDADE das CRIANÇAS no ENSINO FUNDAMENTAL.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601703-
Resumo: dc.description.abstractO Atendimento Educacional Especializado (AEE) dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação gera interrogações quanto ao real processo de inclusão no contexto escolar dessa clientela. É preciso que, em tempos vindouros, na prática pedagógica do professor, que realiza o enriquecimento curricular nos núcleos ou centros especializados, os alunos sejam preparados para o “pensar”, para enfrentar os desafios e problemas desconhecidos desse novo tempo. Não se pode negar as verdadeiras lacunas no processo de ensino-aprendizagem quanto à falta de condições favoráveis para exploração das descobertas e do pensamento criador, sobretudo na área de matemática. Pois ainda persiste o reflexo do ensino tradicional, no qual o professor transmite toda a informação e o aluno comporta-se como um ser passivo diante de suas verdadeiras potencialidades de conhecimentos. Dessa forma, esta proposta de sequência didática, como resultado de dissertação de mestrado entrelaçou sob a Teoria Histórico-Cultural vários teóricos tais como: Leóntiev, Galperin, Talízina e Majmutov para a sustentação deste produto educacional, que traz a possibilidade de intervenção didático-metodológica no processo de ensino-aprendizagem tendo como destaque a resolução de problemas, como motor de desenvolvimento das habilidades e competências nas operações de adição e subtração elevando assim o nível de criatividade dos alunos participantes da pesquisa.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPotencial criativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subject. Atividade de situação problemapt_BR
Título: dc.titleResolvendo PROBLEMAS de ADIÇÃO e SUBTRAÇÃO para DESENVOLVER a CRIATIVIDADE das CRIANÇAS no ENSINO FUNDAMENTAL.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons