Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Roraima | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Vírginia Florêncio Ferreira de Alencar | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Delgado, Oscar Tintorer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-01T13:55:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-01T13:55:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Resolvendo PROBLEMAS de ADIÇÃO e SUBTRAÇÃO para DESENVOLVER a CRIATIVIDADE das CRIANÇAS no ENSINO FUNDAMENTAL. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601703 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Atendimento Educacional Especializado (AEE) dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação gera interrogações quanto ao real processo de inclusão no contexto escolar dessa clientela. É preciso que, em tempos vindouros, na prática pedagógica do professor, que realiza o enriquecimento curricular nos núcleos ou centros especializados, os alunos sejam preparados para o “pensar”, para enfrentar os desafios e problemas desconhecidos desse novo tempo. Não se pode negar as verdadeiras lacunas no processo de ensino-aprendizagem quanto à falta de condições favoráveis para exploração das descobertas e do pensamento criador, sobretudo na área de matemática. Pois ainda persiste o reflexo do ensino tradicional, no qual o professor transmite toda a informação e o aluno comporta-se como um ser passivo diante de suas verdadeiras potencialidades de conhecimentos. Dessa forma, esta proposta de sequência didática, como resultado de dissertação de mestrado entrelaçou sob a Teoria Histórico-Cultural vários teóricos tais como: Leóntiev, Galperin, Talízina e Majmutov para a sustentação deste produto educacional, que traz a possibilidade de intervenção didático-metodológica no processo de ensino-aprendizagem tendo como destaque a resolução de problemas, como motor de desenvolvimento das habilidades e competências nas operações de adição e subtração elevando assim o nível de criatividade dos alunos participantes da pesquisa. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Superdotação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Potencial criativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | . Atividade de situação problema | pt_BR |
Título: dc.title | Resolvendo PROBLEMAS de ADIÇÃO e SUBTRAÇÃO para DESENVOLVER a CRIATIVIDADE das CRIANÇAS no ENSINO FUNDAMENTAL. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_VirginiaNascimento.pdf | Produto Educacional | 6,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601703/2/Produto_VirginiaNascimento.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons