EDUCAÇÃO BÁSICA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: A DIVERSIDADE E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS 

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorCoelho, Wilma de Nazaré Baía-
Autor(es): dc.contributor.authorBrito, Nicelma Josenila Costa de-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Anne de Matos Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorDias, Sinara Bernardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-31T23:09:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-31T23:09:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-26-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601697-
Resumo: dc.description.abstractEsta obra intitulada Educação Básica e Formação Inicial de Professores: a diversidade e os desafios contemporâneos sinaliza mais um investimento do Núcleo Gera/UFPA com o fortalecimento e ampliação de discussões voltadas para os processos de formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e suas inter-relações com a temática da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). Desta maneira, consoante a este propósito a obra reúne as produções advindas do “X Seminário Nacional e XII Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais”, realizado no período de 09 a 11 de dezembro de 2020, sob financiamento do CNPq, em evento que contou com a participação expressiva de Professores da Educação Básica e de Estudantes de Graduação e Pós-Graduação das regiões Norte; Sudeste; Nordeste e Centro-oeste. Os autores e coautores das produções publicizadas neste E-book atuam em sua maioria como profissionais da Educação Básica (12) e Estudantes da Pós-Graduação (26). Com representatividade de dez (10) autores e coautores identificamos em ambas as categorias os Professores da Educação Superior e os estudantes de Graduação. Dentre as instituições, com maior percentual, as quais se vinculam esses autores e coautores podemos citar a Universidade Federal do Pará (UFPA); a Universidade Federal do Acre (UFAC); a Universidade do Estado do Pará (UEPA); a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA); a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A atuação dos profissionais da Educação Básica concentra-se na Rede Municipal e Estadual de Ensino. Por conseguinte, a apresentação destas produções no decorrer da obra se efetiva por meio de uma perspectiva interdisciplinar e coletiva, haja visto que, reúne autores (as) e coautores de diferentes áreas do conhecimento. Ademais, as produções que serão publicizadas contemplam cinco (5) eixos de discussão: 1) Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Básica; 2) Formação de Professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais; 3) O Estado da Arte e a Educação das Relações Étnico-Raciais; 4) questões de Gênero, Identidade e Diversidade; 5) E o Ensino de História e Diversidade. Convidamos todos e todas para a apreciação das produções com o ensejo de que estas possam contribuir para uma maior visibilidade e ampliação das discussões, ênfase “reflexão/ação”, acerca da ERER no campo educacional.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBNCC – Base Nacional Comum Curriculapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade – Desafiospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLei n. 10.639 de 2003pt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO BÁSICA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: A DIVERSIDADE E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons