LABORATÓRIO DE ETNOMATEMÁTICA DA AMAZÔNIA TOCANTINA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorVilhena, Daniela-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Osvaldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-31T03:40:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-31T03:40:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-09-
identificador: dc.identifier.otherLABORATÓRIO DE ETNOMATEMÁTICA DA AMAZÔNIA TOCANTINA-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601675-
Resumo: dc.description.abstractAo tratar-se de Ensino de Matemática nos espaços ribeirinhos, depara-se com inúmeras dificuldades que implicam no rendimento dos alunos, a exemplo: a falta de materiais didáticos adequados e de temáticas motivadoras; o acesso restrito dos alunos, por falta de locomoção e pelas distâncias entre suas casas e a escola, além das precárias condições destes espaços. No que concerne aos recursos didáticos, o principal instrumento utilizado pelos professores, em sua prática docente, ainda é o livro didático. Compreendemos, então, que a elaboração e o uso de materiais concretos e manipuláveis, adequados às necessidades de aprendizagem dos alunos são importantes alternativas às escolas ribeirinhas, visto que podem ser facilmente relacionados às vivências desses alunos. Pensando nisso, esta dissertação tem como objetivo a criação de um Laboratório de Etnomatemática da Amazônia Tocantina, sendo este um espaço de experimentações dos conteúdos escolares relacionados às práticas cotidianas dos alunos que vivem em ambientes ribeirinhos. A escola ribeirinha necessita de espaços que promovam a compreensão dos conceitos matemáticos e suas relações com instrumentos e práticas cotidianas e nesse sentido, os laboratórios de ensino cumprem esse papel. Assim, quando interagimos com práticas ribeirinhas como: pesca, manejo e extração do açaí, construções de casas e embarcações, além da confecção e manipulação de instrumentos que auxiliam nessas práticas, estamos diante de oportunidades de aprendizagem da matemática numa perspectiva da Educação Etnomatemática. Assim, o trabalho foi desenvolvido com base nos pressupostos descritos por: Vergani,para quem a Etnomatemática é quando descreve uma estratégia ética de estímulo ao desenvolvimento individual e sociocultural; por D’Ambrósio quando retrata um a Etnomatemática do ponto de vista do saber/fazer do aluno, assim como de usa vivência em ambientes socioculturalmente diferenciados e, Bishop, que retrata a enculturação matemática, o ensino de matemática desdeem uma perspectiva cultural. Como produto didático, resultado dessa pesquisa, propomos a composição de um catálogo com diversas atividades desenvolvidas para escolas de ambientes ribeirinhos, materiais didáticos e estruturas metodológicas organizadas para a criação de um Laboratório de Etnomatemática em espaços escolares .-
Tamanho: dc.format.extent2.640-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática. Escolas Ribeirinhas. Laboratório de Etnomatemática. Materiais Concretos. Materiais de Manipulação. Geometria. Razão. Proporção. Simetria.-
Título: dc.titleLABORATÓRIO DE ETNOMATEMÁTICA DA AMAZÔNIA TOCANTINA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática - Mestrado Profissional-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais