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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vilhena, Daniela | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Osvaldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-31T03:40:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-31T03:40:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | LABORATÓRIO DE ETNOMATEMÁTICA DA AMAZÔNIA TOCANTINA | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601675 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ao tratar-se de Ensino de Matemática nos espaços ribeirinhos, depara-se com inúmeras dificuldades que implicam no rendimento dos alunos, a exemplo: a falta de materiais didáticos adequados e de temáticas motivadoras; o acesso restrito dos alunos, por falta de locomoção e pelas distâncias entre suas casas e a escola, além das precárias condições destes espaços. No que concerne aos recursos didáticos, o principal instrumento utilizado pelos professores, em sua prática docente, ainda é o livro didático. Compreendemos, então, que a elaboração e o uso de materiais concretos e manipuláveis, adequados às necessidades de aprendizagem dos alunos são importantes alternativas às escolas ribeirinhas, visto que podem ser facilmente relacionados às vivências desses alunos. Pensando nisso, esta dissertação tem como objetivo a criação de um Laboratório de Etnomatemática da Amazônia Tocantina, sendo este um espaço de experimentações dos conteúdos escolares relacionados às práticas cotidianas dos alunos que vivem em ambientes ribeirinhos. A escola ribeirinha necessita de espaços que promovam a compreensão dos conceitos matemáticos e suas relações com instrumentos e práticas cotidianas e nesse sentido, os laboratórios de ensino cumprem esse papel. Assim, quando interagimos com práticas ribeirinhas como: pesca, manejo e extração do açaí, construções de casas e embarcações, além da confecção e manipulação de instrumentos que auxiliam nessas práticas, estamos diante de oportunidades de aprendizagem da matemática numa perspectiva da Educação Etnomatemática. Assim, o trabalho foi desenvolvido com base nos pressupostos descritos por: Vergani,para quem a Etnomatemática é quando descreve uma estratégia ética de estímulo ao desenvolvimento individual e sociocultural; por D’Ambrósio quando retrata um a Etnomatemática do ponto de vista do saber/fazer do aluno, assim como de usa vivência em ambientes socioculturalmente diferenciados e, Bishop, que retrata a enculturação matemática, o ensino de matemática desdeem uma perspectiva cultural. Como produto didático, resultado dessa pesquisa, propomos a composição de um catálogo com diversas atividades desenvolvidas para escolas de ambientes ribeirinhos, materiais didáticos e estruturas metodológicas organizadas para a criação de um Laboratório de Etnomatemática em espaços escolares . | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2.640 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática. Escolas Ribeirinhas. Laboratório de Etnomatemática. Materiais Concretos. Materiais de Manipulação. Geometria. Razão. Proporção. Simetria. | - |
Título: dc.title | LABORATÓRIO DE ETNOMATEMÁTICA DA AMAZÔNIA TOCANTINA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática - Mestrado Profissional | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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2021_Produto Educacional_Daniela Gonçalves Vilhena.pdf | 3,96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601675/1/2021_Produto Educacional_Daniela Gonçalves Vilhena.pdfDownload |
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