Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Simone Dias Pinto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ney, Wander Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-30T20:25:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-30T20:25:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/produto-didatico_simone-dias-pinto-costa.pdf/view | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Simone Dias | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601657 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Caro professor, Este produto didático se destina a crianças na faixa etária de 6 a 12 anos que corresponde a alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. O tema é Astronomia que envolve a temática Terra e Universo segundo a BNCC, com assuntos que vão desde os fenômenos terrestres como: calendário, estações do ano, dia e noite, movimentos de rotação e translação, eclipses e marés; até os corpos celestes que existem no nosso Sistema Solar. Haverá uma viagem espacial e um conhecimento amplo de Astronomia, além de noções básicas de Astronáutica. A sequência segue uma lógica pautada nas ideias de Vygotsky no qual a interação social dos alunos é de vital importância. A sequência é baseada em dois métodos de ativos de ensino: método Estudo de Caso e o método Peer Instruction (Instrução por colegas). As questões para a utilização do método Peer Instruction são embasadas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), além das atividades de fixação propostas nas etapas do conhecimento. Este produto segue cinco etapas: a Terra no Sistema Solar no Universo; o Sistema Solar; diferentes corpos celestes; viajando no espaço - noção de Astronáutica, e relembrando o que se aprendeu no Universo. Cada etapa conta com casos específicos de acordo com a temática da aula, pergunta chave, debate e questionamentos, explicação do assunto, atividades diversificadas, questões da OBA através da dinâmica proposta pelo método Peer Instruction e atividade de fixação à luz da OBA. Espera-se que esse material proposto auxilie novas práticas educativas e proporcione aos alunos momentos de aprendizagem e que eles possam se interessar pela área da Ciência, preferencialmente, a Física através da Astronomia. Boa viagem espacial e excelente trabalho! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 111 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Instrução por colegas | pt_BR |
Título: dc.title | APRENDIZAGEM SOBRE ASTRONOMIA COM OS MÉTODOS: ESTUDO DE CASO E PEER INSTRUCTION | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminense | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons