APRENDIZAGEM SOBRE ASTRONOMIA COM OS MÉTODOS: ESTUDO DE CASO E PEER INSTRUCTION

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Simone Dias Pinto-
Autor(es): dc.contributor.authorNey, Wander Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-30T20:25:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-30T20:25:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica/projetos-e-dissertacoes-defendidas/resumo-dos-projetos/produto-didatico_simone-dias-pinto-costa.pdf/view-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Simone Diaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601657-
Resumo: dc.description.abstractCaro professor, Este produto didático se destina a crianças na faixa etária de 6 a 12 anos que corresponde a alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. O tema é Astronomia que envolve a temática Terra e Universo segundo a BNCC, com assuntos que vão desde os fenômenos terrestres como: calendário, estações do ano, dia e noite, movimentos de rotação e translação, eclipses e marés; até os corpos celestes que existem no nosso Sistema Solar. Haverá uma viagem espacial e um conhecimento amplo de Astronomia, além de noções básicas de Astronáutica. A sequência segue uma lógica pautada nas ideias de Vygotsky no qual a interação social dos alunos é de vital importância. A sequência é baseada em dois métodos de ativos de ensino: método Estudo de Caso e o método Peer Instruction (Instrução por colegas). As questões para a utilização do método Peer Instruction são embasadas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), além das atividades de fixação propostas nas etapas do conhecimento. Este produto segue cinco etapas: a Terra no Sistema Solar no Universo; o Sistema Solar; diferentes corpos celestes; viajando no espaço - noção de Astronáutica, e relembrando o que se aprendeu no Universo. Cada etapa conta com casos específicos de acordo com a temática da aula, pergunta chave, debate e questionamentos, explicação do assunto, atividades diversificadas, questões da OBA através da dinâmica proposta pelo método Peer Instruction e atividade de fixação à luz da OBA. Espera-se que esse material proposto auxilie novas práticas educativas e proporcione aos alunos momentos de aprendizagem e que eles possam se interessar pela área da Ciência, preferencialmente, a Física através da Astronomia. Boa viagem espacial e excelente trabalho!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent111 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAstronomiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInstrução por colegaspt_BR
Título: dc.titleAPRENDIZAGEM SOBRE ASTRONOMIA COM OS MÉTODOS: ESTUDO DE CASO E PEER INSTRUCTIONpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 34/IFFluminensept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons