
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | ALEXANDRE, CAIO VICTOR SEMIÃO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-29T05:56:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-29T05:56:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601643 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho nos apresenta uma experiência, e uma reflexão, sobre a utilização da literatura como recurso didático, ou fonte histórica através do ensino de História. Com a utilização do romance literário O Quinze, de Rachel de Queiroz, temos como possibilidade proporcionar um diálogo, e uma maior interação entre os campos de estudo da História, ensino de História e a literatura. Pois através desta obra, podemos aprofundar algumas reflexões sobre temáticas como a seca, a migração e o surgimento dos campos de concentração no Ceará, no século XX, em sala de aula. Através da utilização desta linguagem a literatura, proveniente de outro campo de estudo, se pode proporcionar outras significações, e experiências para os alunos, através da relação entre a ficção e o fato histórico, em decorrência da narrativa que normalmente desperta uma maior sensibilidade do leitor, consequentemente contribuindo no desenvolvimento da sua consciência histórica. Por tanto a partir do arcabouço teórico da história cultural, nos foi possibilitado fazer esse estudo, e consequentemente contribuir para uma melhor aprendizagem sobre essas temáticas, com os estudantes do ensino básico. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Literatura, Campos de Concentração no Ceará. Profhistoria. | pt_BR |
| Título: dc.title | "SÓ TALVEZ POR UM MILAGRE IAM AGUENTANDO TANTA FOME, TANTA SEDE, TANTO SOL" O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DO ROMANCE O QUINZE DE RACHEL DE QUEIROZ. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons