O USO DE JORNAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA SOBRE AS REVOLTAS DO PERÍODO REGENCIAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLUZ, DAYANA MEDEIROS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-29T05:48:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-29T05:48:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601641-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como proposta de pesquisa pensar sobre a utilização de fontes em sala de aula no ensino de História sobre as revoltas do período regencial, analisando os jornais Aurora Fluminense e Diário do Rio de Janeiro, publicados na época. O objetivo da pesquisa é compreender como o estudo e a análise dos jornais podem contribuir para uma participação mais ativa dos estudantes no ensino de História especialmente no conteúdo sobre as rebeliões do período. O intuito da análise do acervo é poder utilizar esses periódicos como recurso didático, verificando a forma como eles veiculavam as notícias sobre as revoltas e levar esse debate também para as aulas de História. As fontes que foram examinadas, os jornais Aurora Fluminense e Diário do Rio de Janeiro, podem ser encontrados digitalizados no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, sendo de fácil acesso através de uma ferramenta de pesquisa do próprio site. Através da utilização destes periódicos em sala, pudemos perceber que houve por parte dos estudantes um maior interesse no conteúdo estudado, ocorrendo maior protagonismo dos mesmos, pois eles ajudaram a criar o conteúdo, buscando-o direto nas fontes, ao invés de o receber pronto. O produto desta pesquisa é um catálogo de fontes, com base nos dois jornais já citados, sobre algumas das revoltas que aconteceram na regência: Cabanagem, Revolução Farroupilha, Sabinada e Balaiada; e tem como finalidade auxiliar os professores que quiserem trabalhar com o tema em suas aulas.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Jornal; Revoltas Regenciais. Profhistoria.pt_BR
Título: dc.titleO USO DE JORNAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA SOBRE AS REVOLTAS DO PERÍODO REGENCIALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons