Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LUZ, DAYANA MEDEIROS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-29T05:48:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-29T05:48:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601641 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como proposta de pesquisa pensar sobre a utilização de fontes em sala de aula no ensino de História sobre as revoltas do período regencial, analisando os jornais Aurora Fluminense e Diário do Rio de Janeiro, publicados na época. O objetivo da pesquisa é compreender como o estudo e a análise dos jornais podem contribuir para uma participação mais ativa dos estudantes no ensino de História especialmente no conteúdo sobre as rebeliões do período. O intuito da análise do acervo é poder utilizar esses periódicos como recurso didático, verificando a forma como eles veiculavam as notícias sobre as revoltas e levar esse debate também para as aulas de História. As fontes que foram examinadas, os jornais Aurora Fluminense e Diário do Rio de Janeiro, podem ser encontrados digitalizados no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, sendo de fácil acesso através de uma ferramenta de pesquisa do próprio site. Através da utilização destes periódicos em sala, pudemos perceber que houve por parte dos estudantes um maior interesse no conteúdo estudado, ocorrendo maior protagonismo dos mesmos, pois eles ajudaram a criar o conteúdo, buscando-o direto nas fontes, ao invés de o receber pronto. O produto desta pesquisa é um catálogo de fontes, com base nos dois jornais já citados, sobre algumas das revoltas que aconteceram na regência: Cabanagem, Revolução Farroupilha, Sabinada e Balaiada; e tem como finalidade auxiliar os professores que quiserem trabalhar com o tema em suas aulas. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Jornal; Revoltas Regenciais. Profhistoria. | pt_BR |
Título: dc.title | O USO DE JORNAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA SOBRE AS REVOLTAS DO PERÍODO REGENCIAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons