O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NA EEEP MONSENHOR ODORICO DE ANDRADE

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLOUREIRO, ANTONIA LANNUZZA GOMES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-29T05:39:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-29T05:39:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NA EEEP MONSENHOR ODORICO DE ANDRADE - TEXTOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601640-
Resumo: dc.description.abstractA Dissertação apresentada como condição para a obtenção de título de Mestra no programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Regional do Cariri, versa sobre o processo de implementação da Lei 10.639/03, que alterou a LDB No. 9.394/96 tornando obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. Pretendeu-se através da pesquisa investigar como se deu o processo de implementação da Lei 10.639/03 na Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Odorico de Andrade, situada no município de Tauá – Ceará, com o intuito de elaborarmos ações potencializadoras que visassem os trabalhos sobre as temáticas africanas e afro-brasileiras no cotidiano escolar. Trabalhamos com os procedimentos metodológicos da Pesquisa- Ação e utilizamos como instrumentos de reconhecimento do contexto a ser investigado, questionários que foram respondidos por professores da disciplina História, membros do Núcleo Gestor e Técnicas Educacionais responsáveis pelo acompanhamento pedagógico da Unidade Escolar. Após estudo e elaboração de ações, trabalhamos temas como: Combate aos silenciamentos sobre práticas racistas, Representatividade e identidade como algo em permanente construção, Fomento a posturas antirracistas e Currículo escolar para a diversidade. A pesquisa foi baseada nas teorias e conceitos apresentados por Selva Guimarães, Tomaz Tadeu Silva, Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga, dentre outros. Concluímos que ao longo dos quatro encontros realizados, contribuímos para a diminuição dos silenciamentos sobre as atitudes e posturas preconceituosas que sabemos serem tão presentes no ambiente escolar.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino, História, África, Lei 10.639/03, Currículo. Profhistória.pt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NA EEEP MONSENHOR ODORICO DE ANDRADEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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