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| Metadados | Descrição | Idioma | 
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR | 
| Autor(es): dc.contributor.author | LOUREIRO, ANTONIA LANNUZZA GOMES | - | 
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-29T05:39:29Z | - | 
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-29T05:39:29Z | - | 
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - | 
| identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NA EEEP MONSENHOR ODORICO DE ANDRADE - TEXTO | pt_BR | 
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601640 | - | 
| Resumo: dc.description.abstract | A Dissertação apresentada como condição para a obtenção de título de Mestra no programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Regional do Cariri, versa sobre o processo de implementação da Lei 10.639/03, que alterou a LDB No. 9.394/96 tornando obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. Pretendeu-se através da pesquisa investigar como se deu o processo de implementação da Lei 10.639/03 na Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Odorico de Andrade, situada no município de Tauá – Ceará, com o intuito de elaborarmos ações potencializadoras que visassem os trabalhos sobre as temáticas africanas e afro-brasileiras no cotidiano escolar. Trabalhamos com os procedimentos metodológicos da Pesquisa- Ação e utilizamos como instrumentos de reconhecimento do contexto a ser investigado, questionários que foram respondidos por professores da disciplina História, membros do Núcleo Gestor e Técnicas Educacionais responsáveis pelo acompanhamento pedagógico da Unidade Escolar. Após estudo e elaboração de ações, trabalhamos temas como: Combate aos silenciamentos sobre práticas racistas, Representatividade e identidade como algo em permanente construção, Fomento a posturas antirracistas e Currículo escolar para a diversidade. A pesquisa foi baseada nas teorias e conceitos apresentados por Selva Guimarães, Tomaz Tadeu Silva, Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga, dentre outros. Concluímos que ao longo dos quatro encontros realizados, contribuímos para a diminuição dos silenciamentos sobre as atitudes e posturas preconceituosas que sabemos serem tão presentes no ambiente escolar. | pt_BR | 
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * | 
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * | 
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino, História, África, Lei 10.639/03, Currículo. Profhistória. | pt_BR | 
| Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NA EEEP MONSENHOR ODORICO DE ANDRADE | pt_BR | 
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR | 
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR | 
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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