O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, GEIMISON FALCÃO DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-29T05:36:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-29T05:36:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA - TEXTOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601639-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho aborda o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana em uma escola municipal localizada no território quilombola de Alto Alegre e Base, o qual se situa entre os municípios de Horizonte e Pacajus, no estado do Ceará. O objetivo geral foi fazer uma análise acerca desse ensino, a qual visava, especificamente, a entender como foi o processo de implantação e de desenvolvimento da disciplina de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no município de Horizonte e na escola pesquisada, para compreender suas especificidades, por meio de um exame das práticas docentes no que se refere à seleção e aos usos de materiais didáticos e à abordagem dos conteúdos alusivos à citada temática. Ademais, procurou-se compreender como os estudantes se apropriam desses conteúdos. Dessa forma, buscou-se responder às seguintes questões: quais as relações que esse processo de ensino e aprendizagem estabelece com a história e a identidade dos quilombolas do Alto Alegre e da Base? Como este trabalho de pesquisa pode contribuir com o ensino da história e identidade dos quilombolas do Alto Alegre e da Base? Este estudo dialogou com Certeau (1995; 1998), Chartier (1990; 1991), Gomes (2002; 2012; 2017), Julia (2001), Quijano (2005), Santos (2004; 2010) e Walsh (2012). Baseado nesse aporte epistemológico, utilizou-se uma abordagem qualitativa e técnicas etnográficas de coleta de dados, como análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação direta do cotidiano da escola pesquisada e das mencionadas comunidades quilombolas. Como resultado, a partir de algumas reflexões sobre as especificidades do Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana no município de Horizonte e na escola estudada, produziu-se uma proposta de material didático-pedagógico a respeito da história e identidade do território quilombola de Alto Alegre e Base a partir, especialmente, das memórias dos próprios quilombolas.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Saberes e práticas no espaço escolar. Cotidiano escolar e saberes históricos. Educação Quilombola. Profhistória.pt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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