
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma | 
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR | 
| Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, GEIMISON FALCÃO DE | - | 
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-29T05:36:24Z | - | 
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-29T05:36:24Z | - | 
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - | 
| identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA - TEXTO | pt_BR | 
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601639 | - | 
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho aborda o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana em uma escola municipal localizada no território quilombola de Alto Alegre e Base, o qual se situa entre os municípios de Horizonte e Pacajus, no estado do Ceará. O objetivo geral foi fazer uma análise acerca desse ensino, a qual visava, especificamente, a entender como foi o processo de implantação e de desenvolvimento da disciplina de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no município de Horizonte e na escola pesquisada, para compreender suas especificidades, por meio de um exame das práticas docentes no que se refere à seleção e aos usos de materiais didáticos e à abordagem dos conteúdos alusivos à citada temática. Ademais, procurou-se compreender como os estudantes se apropriam desses conteúdos. Dessa forma, buscou-se responder às seguintes questões: quais as relações que esse processo de ensino e aprendizagem estabelece com a história e a identidade dos quilombolas do Alto Alegre e da Base? Como este trabalho de pesquisa pode contribuir com o ensino da história e identidade dos quilombolas do Alto Alegre e da Base? Este estudo dialogou com Certeau (1995; 1998), Chartier (1990; 1991), Gomes (2002; 2012; 2017), Julia (2001), Quijano (2005), Santos (2004; 2010) e Walsh (2012). Baseado nesse aporte epistemológico, utilizou-se uma abordagem qualitativa e técnicas etnográficas de coleta de dados, como análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação direta do cotidiano da escola pesquisada e das mencionadas comunidades quilombolas. Como resultado, a partir de algumas reflexões sobre as especificidades do Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana no município de Horizonte e na escola estudada, produziu-se uma proposta de material didático-pedagógico a respeito da história e identidade do território quilombola de Alto Alegre e Base a partir, especialmente, das memórias dos próprios quilombolas. | pt_BR | 
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * | 
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * | 
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Saberes e práticas no espaço escolar. Cotidiano escolar e saberes históricos. Educação Quilombola. Profhistória. | pt_BR | 
| Título: dc.title | O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA | pt_BR | 
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR | 
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR | 
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
        Licença Creative Commons